sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

In Lo(u)co: Solos de guitarra não irão me conquistar!




Por Adalberto Belgamo

Um dia desses, conversando com um amigo guitarrista chegamos à conclusão que, ultimamente, a maioria dos condutores das seis (sete, oito, nove, dez... risos) cordas, em especial no Metal, estão mais preocupados em tocar e fazer música para “músicos”. Qual a razão de tal atitude?

Entre as inúmeras hipóteses, a primeira que veio à cabeça foi é a relativa ao “símbolo fálico”. Para quem não conhece, refere-se ao “falo”, ou seja, ao “passarinho”, “bilau”, à “terceira perna”, ao pinto mesmo (risos). A “cuecada” sempre teve a preocupação com o tamanho do “predileto”. Até hoje há alguns que dão aquela olhadinha de lado (sem intenção alguma...ou não - risos) para conferir os “mijadores” da concorrência nos banheiros.

Transportaram o mesmo conceito para a guitarra. Quem sola mais rápido, tem mais técnica, o cabelo mais bonito e sedoso e as calças que apertam de maneira desumana os bagos (risos). É a eterna competição para ver quem é melhor. Não demora muito e começam a ver para que lado o “jeca” está inclinado para introduzir (opa!) a política no assunto. “Ainn, seu peru está mais para a esquerda! Comunista! Satanista!”.

Outra hipótese plausível é a de conseguir alunos. A situação econômica está difícil e, portanto, todas as tentativas são válidas para arranjar um cascalho a mais. Obtenção, manutenção de instrumentos e equipamentos musicais não saem nada barato. Vale para aquele monte de quinquilharia, que só usou uma vez na vida. Vender depois é pior que negociar um automóvel. Aquela Ferrari seminova não vale um Chevette 78, equipado com toca-fitas e capas nos bancos.

A terceira hipótese é a famosa: “Queria fazer um som instrumental, influenciado pelo Jazz brasileiro, pela música da Mongólia, usar todos os Modos Gregos (Hindus, Judaicos, Cristãos e Pagãos - risos) e ainda adicionar um tempero do Caribe.” O máximo que alguém consegue é irritar o resto da banda, enfiando “trocentos” solos, até com o amplificador desligado.

A seguinte vem em forma de sonho tripartido: glamour, fama e mulheres. A realidade, porém, é carregar o equipamento nas costas, levar choque em cima do palco, ficar com fama de chato - que não respeita o técnico de som - e terminar a noite rodeado de “peludos”.

A coisa anda tão bizarra, que antigamente a música tinha um solo; mas, hoje em dia, a coitada pede pelo amor de Deus (Big Bang, Casco Rachado ou Odin, dependendo da crença religiosa, se tiver alguma) para participar do trabalho.

O texto é uma brincadeira. Cada um na sua, tocando o que quiser, da maneira que achar melhor e mais confortável com ou sem técnica apurada (ou abusiva), contanto que não saia fora do tempo, do tom e, principalmente, com os instrumentos afinados!

Meu amigo é músico mesmo. Já quem vos escreve, é apenas um “guitarreiro” de quarto, que faz música estranha para gente esquisita e imaginária que mora... no quarto! (risos)

Inté!

*Adalberto Belgamo é professor, atuando no museu (sem ser peça... ainda - risos), colaborador do Arte Metal, além de ser Parmerista, devorador de música boa, livros, filmes e seriados. Um verdadeiro anarquista fanfarrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário