quarta-feira, 26 de junho de 2019

Enforcer – “Zenith”


(2019 – Nacional)

Nuclear Blast / Shinigami Records

“Zenith” é o disco mais polido, brando e acessível do Enforcer. Mas, o fã não precisa se assustar, pois a banda conseguiu ‘chegar’ a estes adjetivos de forma natural e sem deixar seu Speed/Heavy Metal de lado. Porém, o novo trabalho traz mais melodias e flertes com o Hard Rock do que o habitual.

Desde seu antecessor, “From Beyond” (2015) – lembrando que entre os álbuns há o ao vivo “Live By Fire” (2015) – a banda já demonstrava transitar por uma sonoridade mais melodiosa, guardadas suas devidas proporções. Enfim, em “Zenith” a banda escancara essas influências e tem no disco sua fase mais versátil.

A Hard n’ Heavy, Die for the Devil abre o disco e soa perfeita como cartão de visitas, mostrando uma pegada Hard Rock bem oitentista, com direito a dedilhado e baixo marcando o ritmo no verso e um refrão digno de arena. Pronto, daí se abre o caminho que o Enforce demonstra no álbum. The End of a Universe e Sail on seguem este mesmo caminho.

Mas, o ouvinte mais conservador pode esperar velocidade e pegada certeira, afinal, o Enforce não se distancia de suas raízes. É só ouvir faixas como Searching for You e Thunder and Hell. Porém, não haverá como não se surpreender (positivamente ou não, vai de seu gosto) em momentos como Zenith of the Black Sun, Forever We Worship the Dark e Ode To Death, onde a banda caminha pelo Metal tradicional épico.

Há até piano na balada Regrets, cheia de clima ‘mela cueca’ dos anos 80. Enfim, além da produção vintage, porém melhor lapidada e mais limpa, o Enforcer traz em “Zenith” sua veia mais versátil com a qualidade de sua música intacta. A versão nacional vem com uma bônus, uma versão para uma música da tradicional banda croata de Hard Rock, Divlje Jagode.


8,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário