quinta-feira, 27 de junho de 2019

Isengard – “Vinterskugge”


(1994 / 2019 – Relançamento – Nacional)

Hellion Records

O Isengard foi um projeto do renomado músico Fenriz, um dos ícones do Black Metal norueguês responsável pelas baquetas e composições do Darkthrone. “Vinterskugge” é uma compilação lançada em 1994 e relançada várias vezes em diversos formatos nos anos seguintes, chegando agora ao Brasil.

O trabalho traz numa tacada só (leia-se um CD) o trabalho “Vandreren” (1993), a demo “Spectres Over Gorgoroth” (1989) e o EP “Horizons” de 1991. A sonoridade, apesar das raízes estruturais trazerem influências do Black Metal, soa mais melodiosa, com linhas que também abrangem o Folk (sem instrumentos acústicos) e o Death Metal.

Melodias sombrias, guitarras cortantes, com aqueles típicos riffs gélidos e levadas mais cadenciadas dão a tônica das composições, onde Fenriz utiliza em suas vocalizações cânticos com vocais limpos e algumas passagens com vocais rasgados. Isso principalmente em “Vandreren”.

Na demo “Spectres Over Gorgoroth” a influência do Death Metal é intensa, com mais peso, mais dinamismo e rusticidade. A produção é bem pífia nesse caso, bem pudera, pois estamos falando de uma demo de um projeto gravada em 1989. Já no EP “Horizons”, Fenriz parece transitar do Metal extremo dos primórdios do Isengard, para algo mais soturno, cadenciado e que começa a pisar no Black Metal.

“Vinterskugge” mostra primeiro de tudo ser um material de colecionador, além de mostrar a versatilidade de Fenriz, hoje demonstrada até mesmo no próprio Darkthrone. Hoje a compilação é material raro e este relançamento pode dar a oportunidade de muitos que a procuravam a terem originalmente.


8,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário