Clique aqui

In Lo(u)co: Nasty Savage – São Paulo, Brasil, Projeto Leste 22/07/1988




Por Adalberto Belgamo

Os shows internacionais na década de 80 não eram abundantes como hoje em dia (7 shows por semana - risos). Boas bandas do underground vez ou outra desembarcavam no país. O Nasty Savage foi uma delas.

No dia 22 de junho de 1988 tive a oportunidade de ver o grupo no Projeto Leste na capital paulista. Frio e aquela “passadinha” básica na Galeria do Rock e na Woodstock para comprar vinis e camisetas desenhavam mais um show que entraria para a história da música pesada no país.

Os dois primeiros álbuns da banda já contavam com versões nacionais. O público, portanto, já sabia de antemão o que a banda ofereceria. Lembrem-se de que estávamos nos anos oitenta e informações e, principalmente, vídeos sobre bandas eram raridades. Já conhecíamos a fama de “louco” do "Nasty" Ronnie Galetti (vocalista), mas não podíamos imaginar o quanto insano o “personagem” era em cima de um palco.

Não tivemos a oportunidade de vê-lo arrebentar aparelhos de TV, mas a desempenho ao vivo naquele dia chegou bem perto! O repertório foi basicamente formado por canções dos álbuns “Nasty Savage” (1985) e “Indulgence” (1987).



Um fato interessante do underground é que, mesmo desprezado pela grande mídia, atrai fãs e, portanto, não depende do público mainstream para sobreviver. Ainda bem! Já na década de 80, os shows eram concorridos e despertavam em muitos jovens (nas filas com suas calças aperta-bagos - risos), a vontade de montar bandas e sair tocando por ai, mesmo com equipamento e locais precários e/ou não preparados para o estilo da música.

Pós-show básico. Ir para a rodoviária e esperar pela saída do ônibus das 5 da manhã com muito frio e coxinhas delicinhas! Deveriam fazer um manual de sobrevivência nos gelados bancos de rodoviárias! (risos)

Inté!

*Adalberto Belgamo é professor, atuando no museu (sem ser peça... ainda - risos), colaborador do Arte Metal, além de ser Parmerista, devorador de música boa, livros, filmes e seriados. Um verdadeiro anarquista fanfarrão.

Comentários

  1. Este show foi realizado no Projeto SP.

    ResponderExcluir
  2. Este show foi realizado no Projeto SP.

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro quando vieram,mas infelizmente não pude vê -los, alguns amigos foram,tocaram Angel of death do Slayer, eles disseram,essa informação procede?

    ResponderExcluir

Postar um comentário