segunda-feira, 29 de julho de 2019

The Cross – “Still Falling”


(2019 – EP – Nacional)

The Metal Vox / Tales From The Pit / Violent Records / Black Order Productions / Eclipsys Lunarys Productions

Os baianos do The Cross retornaram a ativa em 2014 depois de sete anos parados e nos brindaram com um belíssimo trabalho, o autointitulado debut de 2017, que foi lançado enquanto a banda vivia um luto, com a perda do guitarrista Elly Brandão, em 2016. Lembrando que a banda foi fundada em 1990 sendo uma das pioneiras do Doom Metal no Brasil.

Agora a banda nos brinda com este novo EP que traz a regravação da primeira demo da banda, “The Fall”, lançada em 1993. As bases palhetadas típicas do seu Doom Metal, com uma cadência na medida, continuam sendo a peregrinação, que busca uma maior variação no disco.

Após a introdução, Flames of Deceit, The Fall e Scars of an Illusion, faixas originais da mencionada demo, mostram como o The Cross estava à frente do seu tempo. Sim, tratam-se de regravações, mas mesmo a estrutura original das composições, mostram uma banda criativa e que sabia desde sempre onde pisava.

O novo EP conta com diversas participações especiais como de Camila Carvalho, Lord Vlad (Malefactor), Sergio Baloff (Headhunter D.C.) e Alexsandro Habigzang (Dying Suffocation). O trabalho ainda traz as versões originais da demo, o que permite ao ouvinte compará-las (claro que a produção atual é muito superior), e concluir por si só como o The Cross é uma banda de personalidade forte. É muito interessante notar que a banda flertava ainda mais com o Black Metal.

“Still Falling” traz uma faixa inédita sensacional. Trata-se de Unto the Deep, uma música que traz o The Cross para os tempos atuais, ganha um pouco mais de dinâmica e adota leves linhas melódicas, além de contar um riff espetacular. Se este for o caminho do próximo álbum, preparem-se.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário