quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

In Lo(u)co: Shows legais que vi na minha cidade, Texascoara, em 2019

Black Pantera no Araraquara Rock 2019



Por Adalberto Belgamo

O ambiente cultural da cidade foi bem movimentado em 2019. Todos os tipos de arte (música, plásticas, dramática, etc.) tiveram espaço.

Educação e Cultura são as bases para qualquer mudança estrutural em uma sociedade. Vale lembrar que a cultura é plural e, portanto, não há melhor nem pior tipo de expressão cultural. O meu gosto não é melhor que o seu e vice e versa e versa e vice.  Exceção feita a o que “alguns” consideram como “liberdade de expressão”, que não devem ser toleradas de forma alguma. Não precisamos discorrer sobre racismo, intolerância, machismo, misoginia, LGBTfobia e outrem. Com certeza, os leitores do ARTE METAL são inteligentes e abominam essas bizarrices. Nesse caso, o desprezo funciona bem, assim como uma ripa de caixa de maçã no lombo de fascista/neonazi sem noção até “ela” gastar e declamar Os Lusíadas, no original de 1572 (risos).

Especificamente falando sobre música, tem pra todo mundo! Metal, Blues, Indie, MPB, Latina, Eletrônica, Jazz, Clássica, Sertanejo (caipira raiz ou não), Chorinho, Samba & Pagode. Não há a necessidade de críticas imbecis (ain, tem muito isso... tem muito aquilo - risos). Música autoral e cover! É só tomar um banhinho, caprichar no desodorante (tem um sol para cada um na cidade) e se jogar na pista (cuidado para não ser atropelado), no bar, no pub ou naquele churrascão com bandas e cerveja quente!

Mercenárias no I Delas Festival

Os shows que mais gostei (música autoral) foram Surra no teatro Wallace (espaço que tem eventos bem bacanas, musicais ou não), Overthrash no Corleone (pub), Tusq (Festival Araraquara Rock) no SESC, Toxic Death (Bar do Zinho), Golpe de Estado (Teatro de Arena - Araraquara Rock), Black Pantera e Dead Fish (Praça Scalamandré Sobrinho - Araraquara Rock) e As Mercenárias e Eskrota (Festival Delas - Estação/Museu Ferroviário).

A cena “roque” da cidade é bem diversificada. Houve um aumento considerável de bandas e artistas que fazem som autoral. Parabéns a todos! No momento em que houver um pouco mais de “união” e menos ciumeira (isso não muda desde os anos 80 - risos), o “baguiu” ficará louco e a cena enorme!
Parabéns a todos os envolvidos (produtores, proprietários de bares e casas, FUNDART e Secretaria de Cultura), bandas, público e... ripa nas costas de fascista! (risos)

Inté!

*Adalberto Belgamo é professor, atuando no museu (sem ser peça... ainda - risos), colaborador do Arte Metal, além de ser Parmerista, devorador de música boa, livros, filmes e seriados. Um verdadeiro anarquista fanfarrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário