terça-feira, 21 de abril de 2020

Sem Textão – Parou na Demo: Disforterror






Por Vitor Franceschini

Continuando nossa série de cinco textos sobre bandas que não ou ainda não lançaram um álbum oficial, mas mereciam / merecem lançar, a de hoje na verdade ainda não parou! São quase trinta anos de estrada e uma discografia interessante, inclusive com um último trabalho lançado em 2017.

O Disforterror, da fértil terra do Metal extremo Minas Gerais, mais precisamente de Alterosa, é uma banda cultuada até hoje no cenário e mantém aquele padrão underground fiel aos cantos mais sujos do mesmo. Porém, lançando materiais de qualidade, só faltando mesmo um álbum completo de estúdio.

Particularmente possuo as duas primeiras demos da banda, “Black Thoughts of the Warriors” (1997) e “The Triumphant Way of the Gods of War” (2000). Lembro, principalmente da primeira, estar em vários zines e revistas do circuito underground e sendo muito disputadas, fato que deve ter aumentado hoje devido à raridade de ambas.



A sonoridade da banda mesclava o Death Metal com o Black Metal mais enraizado, algo que hoje chamamos de War Metal. Absurdamente agressiva, a sonoridade da banda primava pela sujeira, a velocidade e urros desconexos. Um verdadeiro caos sonoro, que aumentava ainda mais a ‘tosqueira’ em gravações de fita K7.

No entanto, é outro trabalho que para época tem sua produção sonora acima da média, além do
trabalho de apresentação profissional. Mesmo em papel comum, em preto e branco, o encarte da primeira demo contava com diagramação de primeira, informações técnicas e letras. Já a segunda demo vinha numa impressão mais simples, incluindo o nome das faixas bônus escritas a mão. Nada que o underground não esteja acostumado.  




Mas, como dito no início do texto, o Disforterror ainda pode nos brindar com um novo álbum. Afinal, a banda ainda está na ativa, acumula quase uma dezena de lançamentos, incluindo aí um EP e dois Splits. Atualmente é formada pelo fundador Vagner Warrior Impaler (vocal/guitarra) e Duke Barbatos (bateria). O lançamento mais recente da dupla é o Split “Blasphemous Alliance of Chaos”, ao lado das bandas Nocturnal Damnation e Perlokus, que saiu em 2017.




*Vitor Franceschini é editor do ARTE METAL, jornalista graduado, palmeirense e headbanger que ama música em geral, principalmente a boa. Tem saudade imensa dos anos 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário