terça-feira, 19 de maio de 2020

Sem Textão - Parou na Demo: Kreditor




Por Vitor Franceschini

Continuando a série sobre bandas que nunca lançaram um álbum completo, temos aqui um verdadeiro fenômeno do underground dos anos 90. Trata-se do Kreditor, banda de Cascavel/PR, que assombrou (no bom sentido) o cenário na década citada com seu Death Metal cheio de nuances de Black Metal.

A banda não só parou na demo, como somente lançou este formato de material. Foram três: a primeira singelamente intitulada demo em 1993, a segunda “Evil is Reality” de 1997 e a última “Evil Enthroned” de 2000. A que possuo em meu acervo é a segunda (veja as fotos) e me lembro de essa eu ter adquirido, pois tinha obsessão por um material da banda, de tanto que lia resenhas em zines e revistas da época.

Sinceramente não sei como e onde comprei a demo, mas a tenho com muito carinho e é um material digno. O trabalho traz a sonoridade da banda ainda sendo moldada, porém com uma característica bem particular, que era os vocais insanos de Pacheco, que depois adotou linhas mais guturais. Nesta demo a banda forjou a clássica canção Insane Reality.



“Evil Is Reality” também traz o profissionalismo típico da banda, com a capa mais legal de toda a ‘demografia’ do grupo. Com um encarte em papel comum, mas muito bem impresso e diagramado, que traz todas as informações necessárias e foto da banda, mostrando que eram cuidadosos.

Pena que a segunda demo não foi digitalizada e conseguimos encontrar apenas duas músicas da terceira e última demo do grupo (confira abaixo), “Evil Enthroned”. O Kreditor se dissolveu em 2001 e quando descobri que não gravaram nenhum álbum completo foi realmente um baque. Mais uma grande baixa do Metal extremo nacional.




*Vitor Franceschini é editor do ARTE METAL, jornalista graduado, palmeirense e headbanger que ama música em geral, principalmente a boa. Do It Yourself não serve para capitalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário