segunda-feira, 22 de junho de 2020

Semblant – “Obscura”


(2020 – Nacional)

Hellion Records

Os curitibanos do Semblant tiveram uma ótima estreia com o disco “Last Night of Mortality” em 2010. Melhor ainda, o segundo álbum “Lunar Manifesto” (2014) mostrou que a banda soube incrementar o Gothic Metal de outrora e o adaptou àquela época. Agora, lançam “Obscura” em mais uma época de transição.

Isto porque há dez anos, o Gothic Metal que mescla vocais líricos femininos com agressivos masculinos ainda estava em voga, sendo que em 2014 o brilho já tinha ido embora e hoje o gênero já não está no topo do Metal. No entanto, é algo ainda muito forte e apreciado, principalmente em território europeu e asiático.

Mas onde está o fato? Está no caminho dificultoso que a banda seguiu e soube se adaptar muito bem. Tanto que hoje o Semblant não é apenas uma banda de Gothic Metal, nem somente de Symphonic Metal. Há muito disso ainda na sonoridade da banda, mas a adesão de novos e atuais elementos, aliados a variada rítmica e versatilidade de arranjos, colocam o grupo muito mais além.

Nota-se que a banda se preocupou em fazer boa música, dosar no peso e soar moderna, porém humana. Melodias cativantes, climas variados e nada piegas, suas músicas são potentes, inclusive com refrãos excelentes na maioria dos casos. Tudo com uma produção na medida, sem excessos.

Basta ouvir faixas como Murder of Crows, Dethrone the Gods, Control the Masters (Legacy of Blood Part IV), Mere Shadow, Porcelain e Barely Breathing. Quando parece que se reinventar é impossível, ainda mais num território muito explorado, vem o Semblant e mostra o contrário.


9,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário