quarta-feira, 1 de julho de 2020

Vokonis – “Grasping Time”


(2019 – Nacional)

Hellion Records

Mais um dos lançamentos em parceria da Hellion Records com a gravadora sueca The Sign Records, “Grasping Time” é o terceiro disco completo do Vokonis, grupo também oriundo da Suécia e que traz toda excentricidade de uma banda daquele país. Não só pela sonoridade, mas também os aspectos visuais (olha cada figurinha... risos).

Introduções à parte, é interessante como a Vokonis aborda o Stoner Rock que mescla com o Doom Metal, além de adicionar elementos do Rock clássico e do psicodélico. Os caras não se preocupam somente com sujeira, uma sonoridade nebulosa e/ou sorumbática.

A proposta gira em torno de equilibrar diversos destes elementos, ainda adotando um ar levemente melancólico e de suspense, pois a banda também se baseia em temas do horror ‘lovecraftiano’, o que lhe traz uma peculiaridade na forma obscura que condensam sua música.

Claro que há elementos comuns aos estilos, como a distorção considerável das guitarras, além de vários andamentos cadenciados. O fato é que o trio não se prende a isso, e adota até linhas progressivas para que sua música soe bastante variada. Esse é o charme da coisa, já que algumas faixas são longas, porém nem se percebe.

Além da variedade nos arranjos, as linhas vocais limpas e suaves, com backings intensos cheios de drives trazem muita riqueza à música do Vokonis, como se percebe na ótima Sunless Hymnal. No entanto, não se restrinja a essa canção, já que o disco deve ser degustado aos poucos, para ser bem compreendido. Muito bom!


9,0

Vitor Franceschini





Nenhum comentário:

Postar um comentário