sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Operation Volkstod – “Anti-Fascist Black Metal”

 (2019 – Importado)

 

Independente

 


Com certeza para muita gente o Operation Volkstod vai soar peculiar. Afinal de contas, trata-se de uma banda de Black Metal que não se utiliza de temas ocultos, pagãos e/ou satanistas. Muito menos uma banda que prega o conservadorismo tão presente hoje em dia no estilo.

 

Encabeçado pelo multi-instrumentista Musca Capraque, trata-se de uma ‘one-man-band’ que lançou um EP em 2018 (“No Gods, No Masters”) e que ano passado lançou seu primeiro disco, este “Anti-Fascist Black Metal”. Algo que segue à risca na sonoridade, mas foge do comum nas temáticas, porém ganha o seu lugar certo, afinal música extrema sempre deve bater de frente com o sistema.

 

A sonoridade eleva um Black Metal cru, o conhecido RABM, com guitarras ríspidas que fará os fãs do Black Metal norueguês do início da década de noventa se deleitar. Ritmos caóticos das levadas, que as vezes trazem interlúdios dedilhados e passagens cadenciadas, mas dinâmicas, ajudam a completar a fórmula emplacada aqui.

 

Os vocais rasgados destilam letras de resistência ao fascismo, se ramificando em ideais de defesa ao trabalhador, da luta do feminismo e do anti-capitalismo. Pode parecer incomum, mas não deveria ser. A conclusão é que se trata de um álbum musicalmente agradável (ou perturbador?) no que se propõe e com polêmicas, sabiamente.

 

https://operationvolkstod.bandcamp.com/

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário