terça-feira, 11 de maio de 2021

Sem Textão: Recomendando Biografias Parte II


 

Por Vitor Franceschini

 

Novíssima no mercado, mas já causando um estardalhaço, a editora brasileira Estética Torta surgiu no início de 2020. Em pouco tempo de atividade já publicou títulos relevantes dentro do Metal, mas também abrangendo a cultura pop. Daí, além de biografias dentro da música pesada, a editora trouxe livros de artistas como Roberto Bolaños (nosso eterno Chaves) e também HQ’s, com temáticas de Metal, entre outros.

O ARTE METAL teve acesso a várias publicações da editora, e iremos inicialmente recomendar três delas. Mas é bom deixar bem claro que a qualidade destes lançamentos foi primordial para a produção do texto, pois não poderíamos exaltar tais obras (duas biografias e uma HQ) sem elas merecerem.


A primeira delas é “Heavy Duty: Minha Vida No Judas Priest”, autobiografia de K.K. Downing em parceria com Mark Egliton. Com uma tradução quase que perfeita, a bio traz uma dinâmica interessante, facilitando muito a leitura. Detalhes da vida de K.K. como guitarrista do Judas Priest se confundem com a própria história da banda, e algumas surpresas no decorrer da carreira dele e do grupo, com destaque para a relação difícil com seu parceiro de instrumento e as tretas com o Iron Maiden. Só peca por não trazer fotos. Uma das biografias mais bacanas que pude ler. A versão da editoria é limitadíssima e vem com um ‘book plate’ autografado por KK.

Um dos carros chefes da editora, “Death By Metal: A História de Chuck Schuldiner”, foi lançada em maio de 2020 e logo se esgotou. Mas a Estética Torta não perdeu tempo e reeditou o trabalho, trazendo uma nova capa e mais páginas. A biografia pode ser considerada uma biografia do próprio Death, já que Chuck foi o mentor e alma da banda. Escrita pelo italiano Rino Gissi, o trabalho detalha a entrada de Chuck para o mundo da música e comenta obra por obra tanto do Death, quanto do Control Denied, banda derradeira e paralela aos pioneiros do Death Metal mundial. A bio é detalhada e explicativa, um documento histórico para o
Metal.


Por fim, uma HQ sensacional baseada em três clipes do último álbum do Slayer, “Repentless” (2015). O trabalho compila as três edições lançadas originalmente em 2017, e conta com obras de Jon Schnepp (Metalocalypse, Venture Brothers) e Guiu Vilanova (Conan, Weird Detective). Na edição, até os não chegados em histórias em quadrinhos irão ser tragados por histórias violentas e realistas, que contam inclusive com a participação dos quatro integrantes do Slayer, que encerrou suas atividades há dois anos.

É isso aí, logo falaremos de mais duas obras lançadas pela Estética Torta: a biografia do Moonspell e a de Dimebag Darrel (Pantera). Também gravamos vídeos falando de cada uma, é só acessar nossas páginas no Instagram, Facebook e Twitter: @blogartemetal.

 

*Vitor Franceschini é editor do ARTE METAL, jornalista graduado, palmeirense e headbanger que ama música em geral, principalmente a boa. Já leu a biografia da Zilda Mayo, eterna musa da chanchada no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário