terça-feira, 3 de agosto de 2021

Blackmore’s Night – “Nature’s Light”

(2021 – Nacional)

 

Shinigami Records

 


E lá se vão praticamente 25 anos de estrada, desde que Richie Blackmore (ex-Deep Purple e Rainbow), um dos maiores guitarristas de todos os tempos, lançou seu primeiro álbum ao lado de sua esposa, a cantora norte-americana Candice Night. Parece que foi ontem e, ironicamente, contrasta com a impressão de que o último trabalho, “All Our Yesterdays” (2015), foi lançado há muito tempo.

Décimo primeiro disco de estúdio da dupla, “Nature’s Light” é uma ode à natureza e ao renascentismo, temas que influenciam muito a sonoridade do Blackmore’s Night desde os primórdios, mas que aqui ganha mais ênfase, trazendo o conceito de ‘poder da natureza’ à tona, acreditando nesse renascimento diante de um mundo tão tecnológico.

O disco tem como uma de suas principais características a dinâmica mais intensa. As partes elétricas dão mais as caras, porém, a veia acústica, com aquele apelo Folk ainda é fundamental. O lado bom disso, é poder conferir Blackmore solando muito sua guitarra, mesmo que proporcionalmente às composições. Incrível como ele é característico!

Outro fator notável é a maior presença de instrumentos percussivos, o que ajuda e muito nessa potencialização da dinâmica nas levadas das composições. Isso eleva a veia ‘rocker’, que não é muito constante na música do Blackmore’s Night. Porém, é interessante como a música da dupla consegue atrair esse tipo de ouvinte.

O clima medieval e épico toma conta do disco, mas há momentos mais ‘pop’, e isso soa interessantíssimo como em Four Winds (uma espécie de pop medieval). Na instrumental Dark Shade of Black dá pra matar a saudade dos solos de guitarra de Richie, assim como em Der Letzte Musketier (essa a mais próxima que o músico produziu no Purple, inclusive o órgão). Tem também uma regravação apara Wish Your Here, lançada originalmente no debut “Shadow of the Moon” (1997).

Além de Richie e Candice, o Blackmore’s Night conta com Bard David of Larchmont (David Baranowski) nos teclados Earl Grey of Chamay (Mike Clemente) no baixo, bandolim e guitarra, Troubadour of Aberdeen na percussão, Lady Kelly De Winter (Kelly Morris) na trompa francesa e vocais harmônicos e Scarlet Fiddler no violino. Autumn e Rory Blackmore, filhos de Candice e Ritchie, participam nos backing vocals e harmonias. O disco nacional vem em digipack com um encarte bem legal.

 

https://www.blackmoresnight.com/

https://www.facebook.com/blackmoresnightofficial

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário