terça-feira, 17 de agosto de 2021

Sem Textão: Recomendando Biografias Parte III

 


Por Vitor Franceschini

 

Mesmo em meio a pandemia, é notável como o tempo tem se esvaído. A era é do dinamismo e nos dedicar a apreciação de obras hoje em dia está cada vez mais difícil. Por outro lado, tenho que ressaltar um fator fundamental. Em tempos da era digital e da própria falta de ‘tempo’, além de todo caos que nos cerca, mergulhar numa leitura tem tido uma sensação melhor do que a esperada. Ainda mais quando o tema envolve outra de nossas paixões, a música.

Como já dito aqui nesta coluna, a Editora Estética Torta tem se desdobrado no mercado literário nacional e trazido excelentes livros, não só do mundo Rock e Metal, mas também da cultura pop em geral. Recebemos alguns destes livros e as nossas expectativas foram mais que superadas.



A começar por "Lobos Que Foram Homens: A História do Moonspell", escrita por Ricardo S. Amorim (que não é o guitarrista da banda). É interessante poder conferir um livro destes, afinal, a aproximação do Moonspell com o fã brasileiro de Metal não se restringe somente aos países serem culturalmente e historicamente ligados. Mesmo sendo um gigante do Metal português, na verdade a maior banda do estilo de todos os tempos na terra de Fernando Pessoa, o Moonspell mundialmente é uma banda de médio a grande porte. E isso não é pejorativo e nem diminuir a banda. Apenas explica a aproximação com o underground nosso.

Afinal, a banda portuguesa se apresentou por aqui em várias fases de sua carreira, e com exceção do Rock In Rio, a maioria dos shows foram bem inimistas. E essa biografia nos faz ainda mais íntimo da banda. Além da veia literária bem na linha ‘portuguesa’, com uma forma de contar histórias que só eles sabem (devidamente adaptada ao ‘nosso’ português), o livro tem participação intensa dos integrantes (atuais e ex), parecendo um documentário, mas com algo mais profundo. Coisa que só a literatura permite.



Outro clássico lançado pela Estética Torta é "Cowboy do Inferno: Vida e Morte de Dimebag Darrel", escrita por Zac Crain. Esta biografia é mais direta e um pouco mais focada no integrante, ou melhor, em um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Em minha singela opinião, um dos três mais originais da história. Darrel Abbot, o famigerado ‘Dimebag’ do Pantera.

Obviamente que a história da banda transcorre junto com a de seu mentor, mas os detalhes da pessoa de ‘Dime’ e seu carisma intenso, desmistificam muito do que o Pantera vendeu e/ou foi confundido com o tempo, uma banda polêmica e mal vista. Por fim, mais duas ótimas biografias, essenciais para qualquer fã de música pesada, que, em outros tempos dificilmente chegariam por aqui! Aproveitem!

 

Para adquirir e conhecer outras obras, acesse:

https://esteticatorta.lojavirtualnuvem.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário