quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Carcass – “Torn Arteries”

(2021 – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


Lá se vão oito anos desde o lançamento de “Surgical Steel” (2013), álbum que marcou o retorno triunfal do Carcass, depois de dezessete anos sem lançar um álbum cheio. Sim, o tempo não passa, ele atropela! E, agora, mesmo lançando material e mantendo-se em atividade, mais um hiato entre álbuns cheios.

Mas este não é o maior dos problemas que podem ofuscar “Torn Arteries”, sétimo álbum de estúdio dos ingleses, mas sim o fato de “Surgical Steel” ter sido um álbum fenomenal onde o Carcass mostrou todo seu potencial e uma energia digna de banda estreante.

Longe de ser um disco ruim, o novo trabalho segue aquilo que o Carcass sempre fez: não se repetir. Aqui, Jeff Walker (vocal/baixo), Bill Steer (guitarra) e Daniel Wilding (bateria) apresentam uma banda mais burocrática, com andamentos mais variados e uma boa dose de ‘groove’, além de uma leve diminuição na melodia.

Steer massificou os riffs, deixando eles mais densos, onde, aliado ao peso do baixo de Walker, “Torn Arteries” ganha como característica o peso. Wilding comanda sua parte com viradas bruscas e variações, além de soar preciso. Ainda bem que Jeff Walker optou por variar mais seu vocal entre o rasgado (maior parte) e o gutural, pois notava-se certa saturação de sua característica monocórdia. Lembrando que as linhas contam com ‘backings’ de seus companheiros. Ponto para o Carcass.

A produção, por conta da própria banda (com mixagem de David Castillo e masterização de Jens Bogren) é outro ponto alto, com ótimos timbres e sonoridade. O ‘porém’ fica por conta de as dez composições do álbum serem apenas boas e nada mais. Parece faltar um ‘algo mais’ e isso fica difícil encontrar a cada audição. Pode ser que passe batido.

 

https://www.facebook.com/OfficialCarcass

 

8,0

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário