quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Decapitated – “The First Damned”

(2021 – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


“The First Damned”
originalmente foi lançado em 2000 e trata-se de uma compilação das duas primeiras demos dessa instituição do Death Metal polonês, chamada Decapitated, “Cemeteral Gardens” (1997) e “The Eye of Horus” (1998).

Este relançamento da Nuclear Blast, que ganhou sua versão nacional graças à parceria com a Shinigami Records, excluiu as duas faixas ao vivo lançadas no trabalho original (que nem fazem tanta falta pela qualidade duvidosa) e traz uma nova capa e uma embalagem digipack, com livreto de fotos e minibiografia.

Mas, o mais importante, que é o som, mostra que o Decapitated, que em sua estreia oficial se infiltrou no Brutal Death Metal e hoje soa muito mais versátil e com ‘groove’, bebia totalmente na fonte do Death Metal mais visceral e puro. Leia-se: Flórida. Incrível como absorviam essas influências. Claro que a formação diferente, da qual somente o guitarrista Vogg faz parte hoje em dia, colabora com isso.

Porém, tenhamos que ser justos, pois os poloneses injetaram certa identidade em suas composições, já mostrando que iriam alçar voos mais altos dentro do Metal extremo. Riffs mortais, típicos e dinâmicos, cozinha agressiva e vocais guturais típicos dominavam as composições.

Mas, há diferenças entre as demos. Nota-se que a banda estava no caminho certo em "The Eye of Horus", a segunda demo, mas que compõe a primeira parte da compilação. Com o som melhor lapidado e composições melhor estruturadas. Em “Cemeteral Gardens” o grupo soa mais obscuro, porém, um tanto quanto mais original, inclusive nas linhas vocais mais rasgadas. Fato que este é um lançamento documental da banda e deve ser conferido por qualquer fã de Death Metal.

 

https://www.decapitatedband.net/

https://www.facebook.com/decapitated/

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário