quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Scrupulous – “Ostia and Genocide”

(2021 – Nacional)

 

Heavy Metal Rock

 


Nos últimos anos tem aumentado o número de bandas que, durante a década de 90, habitaram o underground nacional, mas não puderam oficializar um lançamento. Ou seja, essas bandas soltaram apenas demos ou trabalhos divididos, mesmo possuindo qualidade para debutar oficialmente no cenário.

Os baianos do Scrupulous é uma destas bandas e, após lançar duas demos e participar de um ‘3 way’ Split, chega finalmente ao seu debut, este “Ostia and Genocide”. Na cena desde 1992, o agora trio conta com Crispim Skullcrusher Jr (vocal), Arthur ‘Azagthothinho’ Mozart (guitarra/baixo) e Fabiano ‘Hammerhand’ Souza (bateria), além da participação especial de Leandro Kastiphas (Eternal Sacrifice, The Cross, ex-Mystifier, etc) nos teclados.

Diferentemente da grande maioria, o Scrupulous optou por lançar um trabalho totalmente inédito, deixando suas antigas composições registradas apenas nos trabalhos anteriores. O mais incrível é, mesmo tendo apenas um membro fundador, como a banda consegue preservar sua essência, inclusive soando como se trouxesse o seu Death Metal noventista para os tempos atuais.

“Ostia and Genocide” é cheio de referências ao Metal extremo da década de 90, desde a máquina de riffs que o compõe (aliás, Mozart é um mestre nessa arte e ainda destila linhas potentes de baixo), passando pela estrutura das músicas e aquele diferencial que só o Metal brasileiro possui. Além disso, Skullcrusher é um ótimo vocalista, equilibra bem seus urros e possui um timbre bem particular. Sem contar as ótimas camas de teclados, na medida e sem comprometer.

O resultado final é um Death com boas pitadas de Thrash que empolga desde o início e nos leva a uma viagem ao underground nacional de um passado não tão distante. Destaque para faixas como Ius Divinium Schizo / Crown of Rubble, Dark Womb (que conta com participação de Eduardo Slayer do The Cross) e a intensa cheia de ‘riffs’, There’s An Emptines That Weighs On My Shoulders. Preste atenção na capa cheia de detalhes e referências aos tristes dias atuais.

 

https://www.facebook.com/bandscrupulous

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 





Um comentário: