terça-feira, 19 de outubro de 2021

White Stones – “Dancing Into Oblivion”

(2021 – Nacional)

 

Nuclear Blast /  Shinigami Records

 


Para quem não sabe, o White Stones é um projeto paralelo do uruguaio Martín Méndez, baixista que está desde 1997 no Opeth. Neste novo trabalho, ele (que aqui toca baixo e guitarra) tem ao seu lado Eloi Boucherie (vocal), Joan Carles Marí Tur (bateria) e João Sassetti (guitarra).

“Dancing Into Oblivion” sucede o debut “Kuarahy”, lançado no ano passado, e que surpreendeu por sua qualidade. Isto é, o segundo disco tem como tarefa se igualar ou superar seu antecessor, o que não é fácil, mas não é impossível e ouvindo “Dancing Into Oblivion” constata-se isso.

A qualidade dos trabalhos praticamente se iguala, mas há características distintas nos discos. Enquanto o debut mostrava uma banda mais agressiva, mesmo adotando andamentos quebrados e viradas bruscas, o novo disco mostra certo abrandamento (guardadas as devidas proporções), um ar mais intimista e um lado progressivo mais intenso.

Como o Progressive Death Metal ainda é o foco, não ache que não há peso e agressividade. O White Stones apenas os dissolveu em uma música mais intrincada, andamentos mais variados e uma sonoridade mais sofisticada. Aliás, com relação a timbres e arranjos, as músicas aqui soam mais próximas do Opeth de meio de carreira, obviamente o que não é mera coincidência, e nem uma cópia.  

Destaque para o trabalho de guitarras, versátil, com linhas que fogem do comum e solos oportunos, jogando a favor da música. A cozinha se sai bem, comandando as quebradas e viradas típicas do estilo na bateria, com um baixo bem intenso. Não é um disco de assimilação imediata, mas que possui muitas qualidades ao decorrer de sua audição.

 

https://www.facebook.com/WhiteStonesOfficial/

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário