sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Angra – “Acoustic – Live at Opera de Arame”



(2024 – Nacional)

 

Voice Music

 

A primeira coisa que tem que se dita sobre este mais novo trabalho do Angra é que não oportunista. Isso mesmo. A fórmula do acústico, principalmente dentro do Rock/Metal, já deixou de ser onda e quem aposta nisso aposta por vontade própria e sem maiores pretensões, ao menos no momento.

Ainda mais se levarmos em conta que o Angra lançou ano passado um disco inédito de estúdio, o bom “Cycles of Pain”, do qual eles incluem apenas 3 músicas no vasto repertório, que conta no total com 15 canções. Mais uma vez, não há nada de pretensioso aqui.

Saindo como CD duplo e DVD (o que apreciamos foi o digital, logo não tivemos acesso ao show em vídeo), o trabalho é primoroso. Gravado ao vivo no teatro Ópera de Arame, eu Curitiba/PR, conta com arranjos de arrancar lágrimas, uma coesão incrível, além de participações especiais pontuais.

Incrível como um trabalho moldado ao Heavy, Power e Prog Metal se tornou algo ainda mais musical e abrangente com os novos arranjos e uma performance magistral do Angra, uma das maiores bandas de Heavy Metal do Brasil em todos os tempos e uma das principais do Metal melódico no mundo.

Algumas composições soaram óbvias em suas versões, pois já era de se imaginar como se encaixariam bem ao formato. Casos de “Make Believe”, “Holy Land” (sim, isso mesmo) e “Reaching Horizons”, uma das que mostra que Rafael Bittencourt se sai bem como vocalista. Aliás, ele faz um trabalho fundamental como ‘backing’.

“Nova Era”, abrindo o trabalho de forma estonteante, e “Carry On”, surpreendem, mas fica claro que a última entrou mais no repertório por ser um clássico absoluto. Não porque tenha ficado ruim, mas não é a mais apropriada pro estilo e, por ser um hit intocável, aumenta o grau de exigência.

O disco prima por trazer diversas participações especiais, das quais algumas seriam de esperar alta qualidade, como de Vanessa Moreno, em “Here In The Now”, afinal, ela participa da versão original, no último disco, “Cycles of Pain”. E que música maravilhosa, que prova de maturidade do Angra e que rearranjo magistral. Aliás, Fabio Lione caiu como uma luva na banda e é um dos grandes motes dessa maturação.

Amanda Somerville também chega segura na erudita em “Tears Of Blood”, do qual ela também participa na versão original. A faixa é outra que se encaixa muito bem ao formato acústico e Amanda dispensa apresentações. Já, Toni Garrido, em “Late Rendemption”, sem ser ‘rabugentice de metaleiro’, parece meio perdido e fora de esquadro, até porque não estamos diante de um cantor tão técnico, apesar de sua carreira ser bem legal. Pena que “Wuthering Heights”, também com Amanda Somerville, só saiu no Youtube e não entrou nem para o CD e nem para o DVD (mas disponibilizamos o link abaixo).

O balanço final é que “Acoustic – Live at Opera de Arame” é um disco que transcende o Heavy Metal, prova o valor do Angra (que nem precisa de tal) e é um trabalho primoroso, bem produzido, executado e de arranjos magistrais, além de dar uma reformulada em um formato um tanto quanto que desgastado.

 

Por Vitor Franceschini

 

Ouça algumas músicas:

https://www.youtube.com/watch?v=K2K2OGQ1HFA

https://www.youtube.com/watch?v=h2sG5Yx_K50

https://www.youtube.com/watch?v=ONrNpFT5urM

 

Links:

https://angra.net/

https://www.instagram.com/AngraOfficial

https://open.spotify.com/intl-pt/artist/7IAXZaLTb6nkJr8RmVPn5y?si=hxhtr55xTeisgwvZ_iD35A&utm_source=copy-link&nd=1&dlsi=685d140c90ee42e3

Nenhum comentário:

Postar um comentário