quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
CLÁSSICOS: Harppia - A Ferro e Fogo
É com muita tristeza que afirmo que boa parte da nova geração de fãs de metal infelizmente não dá o devido valor às bandas que ajudaram a criar nossa cena. A mídia especializada não divulga os verdadeiros fatos, mas sabe que uma porcentagem considerável dos jovens ‘headbangers’ sequer valorizam as raízes do rock and roll e do metal.
De qualquer forma temos o outro lado da moeda, ou seja, tem muito ‘banger’ jovem ou não que valorizam os verdadeiros ícones do rock/metal nacional e também mundial. E é em prol desses guerreiros do underground que homenageamos o álbum “A ferro e fogo” do Harppia, um dos maiores clássicos do metal brazuca.
“A ferro e fogo” na verdade é um EP. Foi lançado em 1985 e já contava com uma boa produção para os parâmetros da época. O Harppia contava com Hélcio Aguirre nos vocais, Marcos Patriota na guitarra, Ricardo Ravache no baixo e Tibério na bateria. O som apresentado era um Heavy Metal puro e simples com letras em português. Muitos podem achar que o Harppia era o Iron Maiden brasileiro, mas na época álbuns da donzela não se achavam em qualquer esquina como hoje, o que dificultava impor influências às bandas brasileiras.
O EP conta com 6 faixas de um som muito bem trabalhado, um excelente vocal e letras inteligentes e não tão inocentes como era comum na época. As letras falavam de dramas, e histórias macabras. “A ferro e fogo” tem início com uma faixa instrumental intitulada “Harpago” que é diretamente seguida pela mais que clássica “Salém (A Cidade das Bruxas)”, que tem um riff marcante por sinal. “Náufrago” é outra faixa de destaque, com seu som cadenciado e sua letra dramática e inspiradora, até certo sentido. A faixa título é uma porrada Heavy Metal e o refrão impregna na mente. O disco fecha com “Incitatus” e “Asas Cortadas” que mantém o padrão de qualidade do EP.
Infelizmente essa formação se dissolveu, mas o Harppia ainda gravou mais um excelente EP intitulado “Sete” em 1987 e um álbum em 1997 com o nome de “Harppia´s Flight”, todo cantado em inglês. O Harppia sempre teve uma legião de fãs e seguidores, porém jamais o tanto merecido e se dissolveu e saiu de cena.
Em 2007, com incentivo dos fãs, a banda voltou à ativa e vem realizando alguns shows, porém não conta com projetos de gravar um álbum inédito. O Harppia é atualmente formado por:
Conrado Ledesma - Vocals
Kleber Fabianni - Guitar
Tadeu Dias - Guitar
Cláudio Cruz - Bass
Tibério Corrêa - Drums
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário