terça-feira, 28 de junho de 2011

Resenha: BELPHEGOR – “Blood Magick Necromance” – 2011 – Nuclear Blast


Os austríacos e ateus do Belphegor têm se consolidado como uma das principais representantes do Death/Black Metal mundial ao lado do Behemoth (que aguarda a recuperação de seu líder e mentor Nergal que sofre de leucemia).

Em seu 9º disco a banda mostrou seu lado mais sombrio aliado aos elementos já conhecidos de sua sonoridade, como a brutalidade, por exemplo. Ao contrário de seu antecessor, Walpurgis Rites – Hexenwahn (2009), o álbum está mais cru. Portanto as doses de melodias que compõem os últimos discos da banda estão lá, juntamente com faixas arrastadas que mais parece uma marcha ao inferno.

“In Blood – Devour This Sanctity” abre o disco comprovando o que digo nas linhas acima. Com uma levada que lembra, em algumas partes, a atual fase do Immortal, a banda mostra uma veia que varia entre cadencia e a agressividade com uma grande melodia a um ótimo refrão. A segunda faixa “Rise To Fall and Fall To Rise” mantém a toada da primeira e possui um grande riff e belos trabalhos vocais.

A faixa título seria um belo hino se não fosse a incursão de alguns vocais sintetizados, completamente desnecessário, e também possui um grande refrão. “Discipline Through Punishment” mostra a veia mais Doom Metal da banda, com um belíssimo trabalho das guitarras que soam na medida certa entre riffs e dedilhados.

Demora um pouco, mas a brutalidade pura e simples aparece mesmo somente na 5ª faixa “Angeli Mortis De Profundis”, que é um Black Metal nos moldes das bandas da gélida Escandinávia. Continuando extrema, portanto com uma veia mais obscura e variações rítmicas, temos “Impaled Upon The Tongue of Satan”.

A agonizante, mais não menos brutal “Possessed Burning Eyes” tem um início fenomenal e rápido, para depois entrar numa marcha cadenciada seguida por riffs cortantes, belíssima. Não menos agonizante, portanto mais pancada “Sado Messiah” fecha o disco.

Um álbum que demonstra bem o que é o atual Belphegor e engana quando começa manso e depois descamba para a destruição total. É só conferir.

NOTA 8

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário