sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Especial: Penumbra: A Ascensão do Rock Underground de Araraquara

O documentário intitulado “Penumbra: A Ascensão do Rock Underground de Araraquara”, produzido como trabalho de conclusão de curso pelos ex-alunos do Centro Universitário de Araraquara – Uniara Christiano Kobal Oliveira de Andrade, Rodrigo Peronti Rodrigues e Vitor Hugo Fransceschini, e que resgata parte da história do rock na cidade entre os anos 90 e início dos anos 2000, está disponível ao público no site Youtube.

De acordo com Andrade, o vídeo foi disponibilizado devido à grande demanda de pedidos dos amantes do rock underground da cidade. “O pessoal gostou bastante e cada vez mais nos solicitava sua disponibilização na internet”, afirma.

Peronti afirma que a intenção é divulgar como era o rock em Araraquara e tornar o vídeo acessível aos interessados sem visar a retorno financeiro. “É muito importante para a cidade que as pessoas conheçam e entendam um pouco da sua história e da sua cultura, da mesma forma que é bom para o público que gosta desse estilo de música perceberem que uma cena rica como essa ainda existe e que é possível o rock acontecer”, diz.

O aluno completa dizendo que, quanto mais pessoas tiverem acesso ao videodocumentário, melhor. “Assim, até as pessoas que têm algum tipo de preconceito podem assistir e ver que roqueiro não é mau elemento, e sim uma pessoa como qualquer outra. E, com isso, provar que as aparências enganam”, aponta.

O documentário

O período, escolhido pelo grupo por ser o auge do gênero na cidade devido às produções mais profissionais e investimentos no formato de CD por parte das bandas, além de uma aproximação maior com o público amante do estilo, é contado em um videodocumentário com depoimentos de integrantes e ex-integrantes de bandas que participaram da cena rockeira underground na época, além de donos de estabelecimentos e outras personagens envolvidas no cenário no período.

“Diversas bandas, como Corréra, Macabra, Funeral e Adágio, dentre outras, que participaram ativamente daquela época, estão presentes na obra, que conta com a trajetória dos grupos, além de histórias de shows e de momentos marcantes vivenciados pelas pessoas que participaram do contexto daquele tempo”, explica Andrade.

Peronti conta que “um dos objetivos foi criar o registro histórico dessa parte importante da cultura araraquarense, bem como do próprio país, ainda mais relacionada ao rock, um dos estilos mais populares do mundo”.

Fransceschini acrescenta que “são muitas histórias, muitas bandas, levando em conta as regras que tivemos que seguir para com as edições do trabalho, como o limite de tempo. Assim, não teria como colocar todos nas imagens, mas sem dúvidas os que fizeram e fazem parte do rock em Araraquara estão presentes neste trabalho”.







Um comentário:

  1. Um documentario assim foi uma grande realização , Honra a atitude e dá mérito a uma geração de jovens revoltados que nadaram contra a corrente moralista e conservadora, e realizaram grandes feitos, aqui de certa forma registrado para a história! Parabens a TODOS os envolvidos no projeto, vida longa ao Rock, ass: Vitor Craes

    ResponderExcluir