terça-feira, 23 de abril de 2013

Anneke Van Giersbergen – “Everything Is Changing” – 2011 – Shinigami Records (Nacional)


A vocalista holandesa Anneke Van Giersbergen (Agua de Annique) gravou dois marcos do Gothic/Doom Metal mundial com sua ex-banda, a fenomenal The Gathering. Trata-se dos maravilhosos “Mandylion” (1995) e “Nighttime Birds” (1997). Depois a banda produziu discos regulares que sempre flertaram com o pop eletrônico.

Este primeiro disco solo de Anneke dava a entender que esse seria o caminho da moça. Mas, para a nossa felicidade, ela demonstra ainda mais traços de Rock que sua própria ex-banda neste “Everything Is Changing”. Há uma acentuação pop, sem dúvidas, mas ainda há boas guitarras e o ar melancólico que fez parte de sua melhor fase no The Gathering.

Assim como a voz da cantora, mesmo contando com algumas guitarras distorcidas, o trabalho transborda suavidade e arranjos muito bem feitos. Tudo soa impressionantemente equilibrado, bem produzido e cuidadosamente executado. O que só enfatiza a boa qualidade do disco.

Feel Alive, que abre o álbum magistralmente (confira o clipe oficial no final da resenha), já denuncia essa sonoridade. Uma das melhores faixas do disco (ao lado de You Want To Be Free e 1000 Miles Away From You) a música demonstra toda essa suavidade citada acima, mas soa empolgante e nada insossa.

Anneke está cantando como nunca, e a verdade é que “Everything Is Changing” é um disco que surpreende desde o início. Felizmente, temos em mãos um ótimo trabalho que pode agradar os fãs das antigas do The Gathering, já que é o melhor álbum que a cantora gravou desde “Nighttime Birds”.


8,5

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records