segunda-feira, 15 de abril de 2013

Visagem – “Visagem” – 2012 – Independente (Nacional)


Talvez o Rock seja o estilo musical com o maior leque de subgêneros de todos, além de ser o gênero que mais flerta com outros segmentos da música e, talvez, o mais mutante. Não é à toa, que nós críticos nos perdemos em meio a tantos rótulos, porém nos deleitamos com tantas coisas boas que surgem por aí.

A banda paulista Visagem poderia facilmente ser a representante do Rock de uma maneira geral. Afinal, o que encontramos na sonoridade do grupo é um misto de diversos elementos que compõem grande parte estilo. Peso, ‘groove’, pegada e até influências com Funk compõe sua musicalidade.

E as características não param por aí, já que a banda ainda nos remete aos tempos áureos do Rock Nacional, porém com uma roupagem atual. Sem contar que a banda alia a simplicidade com a técnica, com destaque para o trabalho da cozinha, já que o baixo faz ótimas viradas, enquanto o batera Paulo Zumby senta a mão.

Não podemos deixar de citar o grande e solitário trabalho de guitarras de Rafael Ohana (posteriormente substituído por Caio Caê), que detona nas bases com um timbre pesado e que diferencia o som do grupo. Isso sem contar que Fabiano Vênkoff (também baixista) possui uma voz excelente e interpreta as canções de forma emotiva e com garra.

Destaque para A Corte e O Sabor de Ontem, mas, a cereja do bolo mesmo é Mundo Novo e sua pegada ‘grooveada’ e melodia sensacional, um hit já. “Visagem” é um trabalho de Rock puro, acessível e muito bem executado. Algo pra provar que há coisa boa e genuinamente brasileira, sem soar comercial. Vá ao site da banda e baixe o disco gratuitamente!


8,5

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário