quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Avec Tristesse – “Use & Control” – 2013 – Warlock Produções (Nacional)

Quando recebi a notícia do retorno dessa grande banda carioca confesso que fiquei muito feliz. Afinal, acompanhei seus dois primeiros lançamentos “Ravishing Beauty” (2002) e o excelente “How Innocence Dies” (2004) com muito louvor. Na época a banda caminhava por uma trilha entre o Dark e o Prog Metal.

Nove anos depois, o quinteto ainda mantém essa linha, mas com muito mais elementos advindos de outros estilos e uma variação impressionante. Influências fora do Metal também aparecem como da música brasileira, música clássica e até de Jazz. Tudo isso sem se perder em momento algum entre as 13 composições aqui contidas.

Da calmaria ao mais brutal momento do álbum, tudo transborda qualidade, técnica e ótimo bom gosto nos arranjos. Uma aura melancólica permeia o disco todo, mesmo com as mudanças de andamento e, principalmente, com a adição de momentos viajantes e totalmente progressivos.

É o típico trabalho difícil de resenhar, mas muito fácil de ouvir e nem sempre compreensível de imediato. Quer brutalidade ouça I´ve Learned To Hate que fecha surpreendentemente com um belo choro no final. Quer algo mais viajante? Ouça So Beautiful I Just Can't Believe. Se preferir algo mais variado e abrangente pode ir para Selfish.

Mas, as faixas citadas acima são apenas exemplos do que pode ser ouvido em “Use & Control”, já que as músicas se completam e o disco soa magistralmente equilibrado. Além de tudo, o trabalho conta com uma ótima produção, o que acabou virando um adendo diante de tanto bom gosto. Retorno triunfal.


9,0

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário