sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

De Ros – “Sociedade das Aventuras Fantásticas” – 2013 – Independente (Nacional)

O guitarrista gaúcho Marcos de Ros está entre os melhores do país. Sempre envolvido em diversos projetos, o talentoso músico levou a cabo a ótima banda de Prog Metal Akashic, com a qual gravou dois ótimos álbuns na primeira metade dos anos 2000. Agora, após 16 anos, o guitarrista solta seu terceiro trabalho solo sob o nome De Ros.

E desta vez, De Ros ousou, e como ousou. “Sociedade das Aventuras Fantásticas” consiste em um trabalho instrumental, focado em sua guitarra que traz temas próprios para várias histórias fantasiosas e infantis como Alice No País Das Maravilhas, Aladim, O Pequeno Príncipe, Peter Pan, Tarzan e por aí vai.

Não, não são releituras de trilhas destes contos e sim músicas compostas por De Ros inspiradas nessas histórias que fez parte não só da infância do músico como também de todos nós. De Ros criou sua própria trilha em composições que aliam sua habilidade no instrumento das seis cordas com ótimos arranjos.

Impressiona como o músico conseguiu captar o clima de cada conto e passar para as composições casando perfeitamente. Fugindo do comum, o músico não parte para o virtuosismo e prioriza a melodia em seus solos, não tornando o trabalho cansativo, pelo contrário, cativa e faz muito bem aos ouvidos.

E a ousadia não para por aí. O disco é duplo, o que assusta de início, mas só se percebe na hora de trocar o CD no disk player, de tanto que a obra o atrai para a essa viagem fantástica. Temas como Moby Dick, A Baleia, Aladim e Tarzan se destacam, mas não resumem a qualidade das 17 composições.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário