quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Paulo Schroeber – “Freak Songs” – 2013 – Independente (Nacional)

Paulo Schroeber é um guitarrista influente e abrangente dentro do Metal nacional. Aos 40 anos, tem um currículo extenso que vai de nomes como Astafix, Fear Ritual, Dies Irae e Almah. Isso prova que o músico sabe ‘mandar bala’ desde o Metal melódico até o mais extremo.

Porém, em seu disco solo, o guitarrista gaúcho foi para um lado um tanto quanto diferente de suas bandas, focando realmente o seu trabalho nas seis cordas. Com uma potente dupla lhe dando sustentação – Felipe Andreoli (baixo, Angra) e Rodrigo Zorzi (bateria) – o músico destila sua habilidade diante de diversos gêneros musicais.

De tudo um pouco temos aqui. Metal, Rock, Funk, MPB e até Jazz se misturam aos solos virtuosos e composições coesas. Sim, não sejamos hipócritas, o trabalho de Paulo é voltado a guitarristas, mas até que ele segura a onda e nos momentos mais melódicos pode soar bem aos ouvidos dos leigos.

Como as faixas são instrumentais, a ideia de colocar comentários das faixas no encarte (que vários músicos têm aderido) é excelente. No caso de Schroeber, ele comenta uma por uma em inglês (infelizmente) dando uma noção melhor de como ele compôs a faixa.

Com a produção do próprio guitarrista, “Freak Songs” traz uma sonoridade impecável, onde fica difícil destacar uma composição em si. De qualquer forma, a faixa Fast Jazz é uma ótima pedida e, segundo o próprio guitarrista, uma das mais difíceis de executar.


7,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário