quarta-feira, 21 de maio de 2014

Vanhelga – “Sommar” – EP – 2013 – Art Of Propaganda (Importado)

145188, sim, esse é o pseudônimo do cara que encabeça essa banda sueca, que é um sujeito prolífico. Afinal, em 5 anos foram lançados 9 trabalhos de diversos formatos (inclusive um full-lenght já foi lançado após “Sommar”), o que mostra que o homem bota a mão na massa mesmo.

Tão curioso quanto à alcunha do mentor do Vanhelga, a sonoridade também é peculiar. A música que compõe este trabalho caminha entre o ódio e a melancolia de uma forma desesperadora, que chega a perturbar a alma. O mais incrível é que isso não é ruim, pois mexe realmente com o ouvinte.

Guitarras ríspidas se revezam com passagens dedilhadas, assim como vocais rasgados (bem pouco dessa vez) caminham com algumas passagens narradas, dando uma estranha sensação, talvez reflexiva. O andamento das composições é cadenciado, mas não arrastado, com bons arranjos de teclados.

Faixas viajantes como Levande begravd i påtvingad fångenskap (8mmcl) e Döda vita drömmar são o ponto alto do disco, mas a faixa de abertura, Aftermath, que é um pouco mais dinâmica também soa bem. Este EP tem cara de álbum completo e a única ressalva fica por conta da produção que não é das mais limpas. Mas o som é bem interessante.


7,5

Vitor Franceschini



Nenhum comentário:

Postar um comentário