quinta-feira, 3 de julho de 2014

Asphyx – “Live Death Doom” – DVD - 2010/2013 (Relançamento) – Kill Again Records (Nacional)

O Asphyx é o irmão mais velho do trio de ferro holandês que ainda conta com Sinister e Gorefest. Esta lenda do Metal extremo europeu se caracterizou por fazer uma sonoridade mais enraizada, enquanto um dos seus conterrâneos partiu pra um lado mais técnico e brutal e o outro foi para uma veia mais Death ‘n’ Roll.

Mesmo com uma pausa de quase 8 anos entre 2000 e 2008, a banda possui uma vasta discografia que é bem representada neste DVD lançado originalmente em 2010 (também em formato de CD ao vivo) e presente em terras brasileiras a partir de 2013 via Kill Again Records.

O trabalho é apresentado em três partes, sendo que a primeira, denominada Live, apresenta um show intimista gravado na cidade de Essen, Alemanha, no dia 4 de julho. De 2009. Uma apresentação insana com um público louco batendo cabeça e dando ‘stages divings’ a todo o momento o grupo destila em seu repertório clássicos como Vermin, Scorbutics, The Racts e Pages In Blood, por exemplo.

A banda, à época, promovia o álbum “Death The Brutal Way” (2009) que consolidou o seu retorno. 19 faixas são executadas mostrando uma banda coesa, nervosa e sedenta por Death Metal. A interação com público é freqüente e fica evidente que a banda está curtindo o show assim como todos. A captação é boa assim como a qualidade sonora.

A segunda parte, denominada Death, é um documentário de média duração (cerca de 1 hora) onde a história da banda é contada, além de contar com imagens de shows e alguns outros detalhes. A edição pouco variada e a falta de legenda são os pontos fracos, mas o registro é válido pela importância.

A terceira e última parte, chamada Doom, talvez seja a mais indicada para os fãs ‘Die Hards’ já que traz material raro, incluindo aí muita coisa antiga como vídeos da década de 90, além de material bônus ao vivo e videoclipe. O DVD totaliza quase 230 minutos de pura brutalidade e amor ao underground. Ainda há um breve livreto com fotos, todas as informações técnicas e uma bela capa. Não só indicado aos fãs do Asphyx, mas também aos amantes do Metal extremo em geral.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário