terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Grimriot – “Under Red Stars” – 2014 – Raptors Music (Nacional)

É interessante quando uma banda apresenta uma proposta em seu release e quando o ‘crítico’ vai ouvir, além de o som cumprir com a proposta, mostra que a banda vai além daquilo que se propôs. Esse é o caso do Grimriot em seu álbum de estreia, este “Under Red Stars”.

Os gaúchos conseguem destilar uma sonoridade atual sem soarem tendenciosos.  Afinal, os elementos de Prog Metal e Modern Metal se fazem presentes, mas o ouvinte mais atento irá notar influências mais enraizadas de Metal tradicional. Isso com certeza faz o som do grupo fugir do comum.

Músicas bem estruturadas que mostram um equilíbrio fundamental é o trunfo da banda. Agressividade na media certa, melodia bem dosada, além do ‘groove’ necessário. Tudo com a produção de Henrique Fioravanti e do guitarrista Bruno Tripovichy soando orgânica, sem muita artificialidade.

A qualidade se faz presente nas quebradas e mudanças de andamento, onde a banda se mostra especialista. Destacando composições como The Last Change, Revolt (baita levada), By Myself (prestem atenção nas facetas tradicionais da música) e a versátil faixa título com ótimas linhas de baixo.

Ainda há participações especiais que agregaram e muito para a qualidade do disco, tais como Thiago Masseti (do DAYDREAM XI) e Renato Osório do HIBRIA em Bring It On, e Marcelo Pereira (também do DAYDREAM XI) em Heart of Darkness. Memorável!


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário