terça-feira, 21 de março de 2017

Overkill – “The Grinding Wheel”

(2017 – Nacional)
                                    
Shinigami Records

O Overkill chega ao seu 18º disco de estúdio e os fãs podem continuar tranquilos. Afinal, durante os 37 anos de carreira, a banda nunca decepcionou sua legião de fiéis seguidores. Claro, nem todos os discos lançados soaram clássicos, mas a discografia dos norte-americanos pode ser considerada uma das mais regulares dentro do Thrash Metal.

De qualquer forma, a evolução que a banda mostrou gradativamente continua neste novo trabalho que talvez seja o mais diversificado dos anos 2000. “The Grinding Wheel” é um disco que traz uma aura mais despojada, a volta do flerte com o Heavy Metal tradicional e menos ‘groove’.

O melhor de tudo é que com essa versatilidade, a banda continua soando pesada e bem característica. Mérito dos riffs poderosos de Dave Linsk e Derek "The Skull" Tailer, que fazem um trabalho irrepreensível, inclusive nos solos nada mirabolantes e sempre proporcionais.

Não precisa dizer muito da cozinha, né? Até porque D.D. Verni é um dos melhores baixistas do estilo e aqui apresenta suas linhas tradicionais que soam independentes em diversos momentos e com timbres de ótimo gosto. Tudo acompanhado pela bateria cheia de pegada de Ron Lipnicki.

O carismático vocalista Bobby "Blitz" Ellsworth continua destilando seus vocais esganiçados, porém com mais técnica e variação, mas nada que descaracterize. Por fim, a produção a cargo da própria banda com masterização e mixagem de Andy Sneap é a cereja do bolo.

Mean, Green, Killing Machine, Goddamn Trouble, Our Finest Hour e a épica faixa título são os grandes destaques, mas o disco proporciona uma audição prazerosa durante toda sua audição com músicas não menos empolgantes. Pra fechar com chave-de-ouro a versão nacional vem numa lindíssima digipack e ainda traz um ótimo cover para Emerald do Thin Lizzy. Excelente!


9,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário