sábado, 24 de junho de 2017

Wardruna – “Runaljod – Ragnarok”

(2016 – Nacional)
                                     
Heavy Metal Rock

O Wardruna, para quem não conhece, é um projeto de música Folk/Ambient escandinava do músico Kvitrafn (pseudônimo aqui de Einar Selvik, que já foi baterista do Gorgoroth e outros nomes menos conhecidos), que ao seu lado conta com a cantora Lindy Fay Hella como membro fixo, além de outros músicos e vocalistas colaboradores.

“Runaljod – Ragnarok” é o terceiro disco da banda e o capítulo final da trilogia Runaljod, inspirado nas 24 antigas runas (símbolos milenares) do Elder Fuþark. Aqui o foco é no Ragnarök, que é uma série de eventos futuros, incluindo uma grande batalha, predito para finalmente resultar na morte de um número de figuras importantes, conhecidos nas divindades germânicas comuns.

Partindo pro lado musical, não há nada de Metal aqui e a musicalidade é focada em temas rústicos, que se utilizam de instrumentos acústicos baseados principalmente em sopros e percussões típicas. As vocalizações, que cantam em línguas pátrias e algumas em inglês, trazem trabalhos de coros, harmônicos e resultam em uma música intensa e emotiva.

Essa intensidade e total foco no sentimento talvez seja a maior ligação das canções com o Heavy Metal, pois para muitos o peso não está relacionado somente no barulho, mas sim na carga emotiva que a música proporciona. Portanto, o negócio aqui é bruto e deve ser ouvido com atenção máxima pelos leigos.

Cultuadas pelos amantes da cultura viking no mundo todo, o Wardruna conquista cada vez mais espaço no Brasil, onde não só o tema atrai cada vez mais fãs, mas a cultura antiga, medieval e celta também tem ganhado muitos seguidores. A versão nacional vem numa embalagem slipcase e encarte recheado. Vale à pena conferir.


9,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records