terça-feira, 11 de julho de 2017

Heretic – “The Pessimist”

(2015 – Nacional)
                          
Independente

O grupo goiano Heretic, para quem não conhece, é uma banda que investe na música instrumental. O som se caracteriza por ter o foco voltado ao Progressive Metal com influências da música oriunda do Oriente Médio. “The Pessimist” é o terceiro disco do trio e que mostra um grande passo em relação aos anteriores.

A banda aqui traz um amadurecimento nítido em vários quesitos. Desde a produção, que é muito boa (a cargo deles próprios, isto é, de Guilherme Aguiar que na época tocava, compunha e fazia tudo), passando pela estrutura das composições e execução das músicas. Tudo muito bem feito e com o sentimento transmitido de forma sólida, mexendo com o ouvinte.

O peso contagiante das guitarras se alia a um baixo técnico e que soa fundamental para as músicas. Tudo com belos arranjos oriundos da música do oriente médio, com um trabalho de percussão e instrumentos típicos primorosos, mas que nunca se excedem ao Metal, que é o propósito aqui.

Destaque para faixas como a título, e seu peso e dinamismo enérgico, Ras Divine Light que mostra mais enfático o lado da música árabe e soa psicodélica de certa forma, além de Dead Language, pesada e densa. O mais legal é que a cada audição novos elementos são descobertos.

Ainda há dois interessantíssimos bônus, que na verdade são dois covers: Genesis do Ghost e Caravans to Ur do Melechesh. Também há belíssimas passagens que trazem leves influências do Jazz e Soul, mas que só o ouvinte mais atento perceberá. Se for pra fazer música instrumental, que faça como o Heretic.


8,5

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário