terça-feira, 15 de agosto de 2017

Suffocation – “...Of The Dark Light”



(2017 – Nacional)                
                                        
Nuclear Blast / Shinigami Records

O Suffocation sem dúvidas é um dos grupos pioneiros no que hoje chamamos de Technical Death Metal. E como um dos criadores e pilares do estilo, é claro que a banda traz algo mais enraizado em relação aos grupos formados nos últimos anos, que aliás, uma grande parcela virou uma masturbação de instrumentos, que acabaram se perdendo.

Inicialmente a banda liderada por Terrance Hobbs (guitarra) mantinha uma pegada mais tradicional e foi moldando devagar seu som.  Mas, foi quando retornou de um hiato de quatro anos que a banda surgiu ainda mais engajada e com um instrumental intrincado, sem perder suas raízes.

Bom, ‘lenga-lenga’ à parte, o Suffocation chega ao seu oitavo disco com duas novidades na formação: Charlie Errigo (guitarra) e Eric Morotti na bateria, este último com uma responsabilidade maior, afinal, substitui o ‘monstro’ Kevin Talley (Daath, ex-Dying Fetus, Decrepit Birth, Six Feet Under e outras dezenas de bandas), que mesmo sem gravar no Suffocation, inflacionou a qualidade no instrumento dentro do grupo.

Porém, as coisas não fugiram do controle, e apesar de algumas torcidas de nariz (a maioria sem nexo), o que vemos é um Suffocation dando um considerável passo à frente, tanto na sua sonoridade (que continua 100% Death Metal), passando por suas letras e culminando até na parte gráfica, que é bem futurista.

Por fim, temos uma banda que mantém sua chama no Death Metal, adota uma roupagem mais atual, procura variar nos ritmos com quebradas e viradas insanas e sempre com uma coesão absurda. Ou seja, algo que qualquer grupo (de qualquer estilo), que se mantenha antenado na cena faria. Pode ficar tranquilo que é Suffocation sim.


8,5

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário