quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Tarja – “From Spirits and Ghosts (Score for a Dark Christmas)”

(2017 – Nacional)
                                         
Shinigami Records

Após o ótimo “The Shadow Self” (2016), a finlandesa Tarja Turunen retorna com um álbum completo só que dessa vez com mais um trabalho voltado às músicas natalinas. O disco é composto por doze faixas, sendo onze temas clássicos e uma música inédita arranjada nos mesmos moldes.

A faixa inédita é Together e soa como uma parte do álbum, o que torna tudo mais legal, afinal mostra a capacidade de composição de Tarja, que aqui toca teclado e piano, contando com o cello de Peter Gregson como acompanhamento e orquestração / programação de Jim Dooley, também produtor ao lado de Tim Palmer.

Como Tarja deixou bem claro, “From Spirits and Ghosts” é um álbum natalino dedicado às pessoas tristes e sombrias, que não têm a oportunidade de ter uma época iluminada e cheia de sinos, como de costume. O disco atende muito bem essa proposta possuindo uma veia gótica bem forte, inclusive em sua arte gráfica.

Todas as faixas são conhecidas, umas mais que as outras, mas teve versão que ficou melhor e por aí vai. Podemos mencionar dentre essas O Come, O Come, Emmanuel, que abre o disco, a ‘terrorífica’ Deck the Halls, Pie Jesu, God Rest Ye Merry Gentlemen e seu ótimo trabalho vocal (sim, melhor do que as já excelentes linhas da Tarja) e a famosíssima We Wish You a Merry Christmas, que ganhou uma versão na linha suspense, que mexe com o ouvinte.

Bom, como ficou óbvio não se trata de um disco de Metal, não contem nada do estilo, diga-se de passagem. Porém, há soturnidade suficiente para atingir as almas mais sombrias. Para a proposta é um ótimo e curioso trabalho, servindo como um som ambiente pra quem prefere um natal bem diferente.


8,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário