sexta-feira, 6 de abril de 2018

Raventale – “Planetarium”


(2017 – Importado)

Ashen Dominion

Em 13 anos o Raventale lançou dez trabalhos no geral, sendo este “Planetarium” seu oitavo full-lenght. Essa é a vantagem de uma ‘one-man-band’, aqui na ocasião comandada por Astaroth Merc, multi-instrumentista que integra também bandas como Balfor, Chapter V:F10, Deferum Sacrum, entre outras.

O ucraniano traz em seu trabalho ‘solo’ uma mescla bem equilibrada entre o Black Metal e o Doom Metal, unindo a fúria com a rispidez, além de melodias melancólicas e belos arranjos de teclados. Aquele tipo de sonoridade particular, que transmite mensagens obscuras, frias e tristes.

Com uma produção primorosa, mostrando guitarras bem timbradas e uma captação equilibrada dos instrumentos, o disco nos transmite uma gama de emoções que vão do perturbador ao deprimente, mas também exaltando a suavidade de uma brisa gélida que parece tocar nosso rosto ao ouvir as quatro composições do trabalho.

Mesmo sendo longas (média de dez minutos), as músicas são riquíssimas, bem estruturadas e nada saturantes. Porém, o equilíbrio entre elas faz com que o ouvinte se deleite por inteiro. Mesmo assim, preste atenção no núcleo do trabalho, que são as faixas Bringer of Celestial Anomalies e At the Halls of the Pleiades. Muito bom!


8,5

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário