sábado, 9 de junho de 2018

ITD – “ITD”


(2018 – EP – Nacional)

Independente

O Into The Dust, abreviado para ITD, é uma banda distrital baseada em Gama/DF. O ‘power-trio’ formado por Betto Nossat (vocal/guitarra, ex-Grothesc), Sandro Santos (baixo/sintetizadores, Caligo, ex-Grothesc) e Vitor (bateria/percussão), está na ativa desde 2000.

A proposta da banda serve como um verdadeiro deleite aos ‘doomers’ que apreciam o Metal nacional. Afinal, o ITD aposta no Doom Metal cantado em português e o faz com maestria. São quatro composições que traduzem exatamente o que o leitor está pensando e mais um pouco.

O som do grupo traz referências do Doom Metal tradicional e carrega também elementos do Stoner, trazendo em suas bases uma sonoridade empoeirada, um pouco suja e com uma dinâmica mais obscura. Não há espaços para a melancolia, as sombras aqui giram em torno do ocultismo, inclusiva na parte lírica.

Peso redobrado, tanto por parte das bases ricas de guitarra e pelo baixo pulsante, se unem a bateria que dita o ritmo cadenciado das composições. Enquanto isso vocais guturais (não muito inteligíveis) vomitam os temas cantados na língua pátria. Os arranjos e solos são responsáveis pelas doses leves de melodia.

Com uma produção que honra com a sonoridade do trio, o EP traz em suas quatro músicas equilíbrio e qualidades suficientes para que o disco seja ouvido várias e várias vezes seguidas. Destaque para a faixa Era Sombria/Pia Frauss que fecha o trabalho resumindo bem todo o contexto do disco. Muito bom!


9,0

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário