sábado, 7 de julho de 2018

Nebelhorn – “Urgewalt”


(2018 – Importado)

Independente

Onze anos após o segundo álbum “Fjordland Sagas” (2007), a ‘one-man-band’ Nebelhorn retorna com este “Urgewalt”. O projeto alemão é encabeçado por Wieland, que além de compor, toca todos os instrumentos, contando apenas com auxílio de alguns músicos.

A proposta é o Viking Metal, mas isso se dá mais pela temática do que a sonoridade em si. Afinal, a sonoridade aqui encontrada não se assemelha a um Amon Amarth, Vintersorg ou um Ensiferum. Pode ser que se encontre elementos destas bandas, mas a identidade própria é o forte do Nebelhorn.

Alternado ritmos velozes, marchantes e outros mais cadenciados, as composições trazem referências que vão desde o Black Metal, algo bem homeopático de Death Metal e climas épicos. Aliás, como arranjos, Wieland utiliza samplers que simulam sons de batalhas, trovões e até cavalaria, dando um ar cinematográfico ao álbum.

Mas não há nada de exagerado, sendo que guitarras, baixo e bateria imperam no disco, inclusive de forma mais visceral, com direito a bons timbres (as guitarras aparecem de forma intensa). As oito faixas se completam e ainda conta com leves camas de teclados, que nos remetem ao grande Dissection. Um disco muito interessante e que merece ser ouvido.


8,5

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário