quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Drowned – “7th”


(2018 – Nacional)

Cogumelo Records

Quem acompanha o Drowned desde o início da sua carreira, sabe que a banda sempre ousou, mesmo fazendo uma mescla comum entre o Thrash e o Death Metal. Afinal, um grupo precisa de referências para construir sua sonoridade e depois trabalhar em cima da mesma como bem entender e assumir os riscos.

É por isso que desde a demo “Where Dark and Light Divide...” de 1998, a banda já mostrava suas características, com uma sonoridade própria, versátil e adotando melodias diferenciadas. Isso foi se alastrando pelos trabalhos seguintes, até que a banda passou por um período mais direto, porém sempre com sua pegada.

Seis anos após seu último álbum, “Belligerent - Part One: The Killing State of the Art” (2012), o quinteto de BH chega ao seu sétimo disco, que traz um nome óbvio, mas uma sonoridade nada comum. E, não é de se surpreender, afinal quem nunca sossegou em se reinventar, não seria agora que o iria fazer.

É interessante que quando ouvimos as bases e solos de guitarra, sabemos que estamos diante de um trabalho do Drowned, afinal, os timbres, os riffs soam fieis ao que sempre propuseram, agressivos, mas na medida e os solos nem tão melódicos e nem tão intricados, mas na medida e oportunos. Enfim, o que o Drowned sempre fez, mas com ainda mais técnica e amadurecimento.

O diferencial aqui está na cozinha, que se mostra mais versátil do que nunca, cheia de quebradas e andamentos variados, fazendo com que o som da banda adote uma tendência mais moderna. As linhas de baixo enriquecem os arranjos e a bateria é bem explorada, como pedem as composições, com leves ‘grooves’.

Fernando Lima, a voz da banda, também se mostra mais versátil e inclui em sua interpretação linhas mais brandas, partes limpas, porém prevalecendo a agressividade de rasgados e guturais. “7th” é um disco que soa homogêneo no quesito das músicas se completarem, o que dificulta um destaque ou outro, pois é necessária uma audição completa para compreendê-lo. Fato é que o disco fica melhor a cada uma delas. Ponto pro Drowned.


8,5

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário