quinta-feira, 11 de abril de 2019

Sem Textão: A grande mídia especializada não apoia o Rock/Metal nacional




Por Vitor Franceschini

Há vários casos de notícias inúteis ou irrelevantes para no mínimo da manutenção do cenário Rock/Metal, então se fomos citar todas, gastaríamos linhas e linhas neste artigo. Portanto, me basearei em minha nova experiência num setor jornalístico e em uma notícia bizarra que ‘viralizou’ recentemente.

Há cerca de um ano (acredito) resolvi me arriscar pro lado de lá e prestar alguns ‘freelas’ em assessoria de bandas e alguns artistas. E, não pasmem porque tá na cara de quem quiser ver, senti na pele o quanto os artistas independentes no âmbito nacional são desprezados pela grande mídia. Fato!

Claro, vemos bandas independentes em páginas de revistas especializadas e nos maiores sites do setor, mas isso é obrigação e muitos os fazem pra cobrir algumas mazelas que eles mesmos criam. Claro, uma banda desconhecida em capa ou destaque de site não atrai audiência, não vende publicação... Mas não é esse o caso.

A questão é o desinteresse desses veículos por tais bandas. O contato para a publicação de uma simples nota é cansativo, humilhante e burocrático. Não basta um e-mail autoexplicativo, um contato. Tem que pedir, ser cauteloso, explicar um motivo e, dependendo das prioridades, ver o interesse. Há a questão das panelinhas, dos acordos, sejam financeiros ou por ‘parceiragem’ mesmo, que as coisas acontecem.

A desculpa de correria é até aceitável, mas sabemos que nestes grandes veículos há equipes e até colaboradores voluntários. A questão é o desinteresse mesmo. E publica-se e encontra-se bandas nacionais que estão em busca por um lugar ao sol simplesmente por massagem de ego e ‘obrigação’, afinal ficaria feio bater no peito e erguer a bandeira do Rock/Metal sem apoiar esses ‘coitados’ que só são ouvidos no grito.

O pior disso tudo é que alguns veículos ‘underground’ até sem fins lucrativos sofrem do mesmo mal e isso é imperdoável. Afinal, se não há intenção de se viver disso, qual o motivo de desprezo pelas novas bandas nacionais? Audiência a qualquer custo (ou melhor, sem nenhum deles) é uma coisa totalmente egocêntrica. Ah, a notícia que ‘viralizou’ foi a de que Bruce Dickinson estaria deixando o cabelo crescer novamente. Mudou o cenário do Rock/Metal, só que não.

*Vitor Franceschini é editor do ARTE METAL, jornalista graduado, palmeirense e headbanger que ama música em geral, principalmente a boa. Ouve bandas novas todos os dias há mais de 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shinigami Records