(2019
– Nacional)
Hellion
Records
Tudo bem, o Candlemass
não anunciou nenhuma pausa ou fim, continuou lançando EP’s, compilações e tudo
o mais que pudesse servir de merchandising da banda desde o lançamento de “Psalms
for the Dead” (2012), o mais recente disco completo de músicas inéditas.
Porém, ninguém esperava
que a banda retornasse tão ferozmente como voltou com “The Door to Doom”. Ainda
mais estreando um novo vocalista, o talentoso Johan Längquist. Aliás, desde a
capa, o nome do disco e sua sonoridade, a banda soa avassaladora em sua
proposta.
Não, gente, o Candlemass
não acelerou sua música, muito menos injetou doses de ânimo. O que temos aqui é
o que a banda sempre propôs, o tradicional Doom Metal com clima épico e
influências dos criadores do estilo, com seus tradicionais riffs fúnebres e
andamento cadenciado.
É que a banda mostra uma
energia não tão incomum em músicos que estão na ativa há tanto tempo.... E
mais, conseguem se reinventar, já que moldaram um estilo e possuem uma forte
característica. “The Door to Doom” é um álbum onde a banda mantém sua essência,
veste uma roupagem atual e procura variação nas melodias, incluindo se
utilizando bastante de mudanças de andamento e incursões acústicas.
Refrãos fortes também
mostram que a banda queria atingir ainda mais público, o que parece ter dado
certo, mesmo sua música não sendo comercial, longe disso. O trabalho conta com
diversas participações especiais, mas nenhuma como a de Tony Iommi (Black
Sabbath) na faixa Astorolus - The Great
Octopus, que conta com seu solo. Por fim, “The Door to Doom” é um disco
característico da banda, mas com o diferencial de soar atual. Candlemass
eterno.
8,5
Vitor
Franceschini
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