quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Alcides Burn (Burn Artwork): "Tocar Metal, gostar do estilo influencia demais na criação"

 


Por Vitor Franceschini

 

LockUp (UK), Bark (Belgium), Krisiun, Funeratus, Keep of Kalessin (Norway), Blood Red Throne (Norway), Zerozonic (Norway), Acheron (USA), Beneath the Flesh (USA), Iconoclasm (Belgium), Luxúria de Lilith, Nervochaos, Clamus, Katharzian, Headhunter D.C., Torture Squad, Decomposed God, Infested Blood, Disgrace and Terror, Executer, Wizards, Abarch, Hate by Hate, Cangaço, Cruor, Heavenless, Warcursed, Deformity B.R., Eternal Darkness DCLXVI, Firetomb, Krueguer, Malefactor, Methodic, Pandemmy, Queiron, Rexor, Roberto Torao, Sanctifier, Silent Moon, Subinfected, Unborn, Anubis, etc... Essas são algumas das bandas com as quais Alcides Burn, da Burn Artworks trabalhou durante mais de duas décadas de atividades como artista gráfico, criando capas, lyric videos, flyers, folders, banners, logos, etc. Além das bandas, Burn também criou artes para sites, eventos, selos, produtoras e companhias em geral. Nesta conversa com o ARTE METAL, o também vocalista nas horas vagas, fala do seu trabalho, seu legado, sua colaboração com o cenário e também dá dicas para quem quer entrar neste ramos do designer.

Alcides, atualmente, incluindo você, claro, o Brasil está repleto de bons artistas gráficos dentro do cenário metálico mundial. Como você vê e a que acha que se deve isso?

Alcides Burn: Bom, primeiro queria agradecer pelo espaço. Acho que o interesse por arte cresceu muito e isso é legal, hoje temos vários artistas no Brasil com estilos diferentes, cada um com sua visão e isso é bom para as bandas de diversos estilos escolherem com quem quer trabalhar. Tem espaço pra todo mundo.


E muitos deles, assim como você, também são músicos. Uma coisa leva a outra ou isso é reflexo do fator mais independente que o Heavy Metal vive?

Alcides: Na verdade eu sempre fui apaixonado por artes e música, o lance de ter banda, virar vocalista de Death Metal veio nos anos 90, um grande amigo meu que me inspirou a cantar Death Metal, Rogério Mendez, ex-vocalista do Infected, Decomposed God e Sanctifier o qual considero o melhor vocalista do nordeste e um dos melhores do Brasil. Hoje ele está paradão, mas ver e ouvir ele cantando era animal, e foi minha inspiração. Então sempre acompanhava os ensaios de uma banda de uns amigos meus, o Subnarcose até que um dia cantei uns sons com eles e resolveram me colocar na banda.

E falando de você, como começou a criar artes para as bandas e por quê?

Alcides: Como mencionei, sempre amei desenhar, então acho que quando conheci o Heavy Metal foi meio que natural, comecei criando artes para as bandas dos meus amigos, amo isso é minha vida e é muito bom ter uma arte estampada num álbum ou pôster de uma banda e principalmente quando você é fã dela.


Você também é músico, integrando diversas bandas. Na hora de criar uma arte, isso facilita o trabalho? Enfim, a compreensão daquilo que o artista quer?

Alcides: Acho que sim, tocar Metal, gostar do estilo influencia demais na criação.

E você atua como músico ainda também?

Alcides: Agora só tenho projetos, não tenho mais tempo pra banda mesmo.Tenho o Vermiis que é um projeto com o Davi do Krenak de Fortaleza/CE e Cláudio Slayer do Expose Your Hate de Natal e agora montei o Witcherism com Pedro e Guilherme do Pandemmy e Renato do Elizabethan Walpurga, esse vai demorar mais um pouco porque preciso concluir o Vermiis.

O cenário de hoje não se resume a capas e flyers, como antigamente. Com o advento da internet, surgiram layouts de páginas, lyrics videos, enfim, várias coisas que requerem arte. Poderíamos dizer que o campo para os artistas é melhor e mais amplo hoje em dia?

Alcides: Isso, antigamente você tinha a capa, encarte e um cartaz, hoje você tem redes sociais, banners, além disso as bandas estão mais profissionais, com isso mais exigentes e querem mais coisas.



E como você trabalha com as bandas? Com aquelas que sugerem a arte? Qual seu método?

Alcides: Geralmente eu tenho total liberdade de criar em cima do título do álbum ou letra. As vezes o cliente já diz o que quer.


Todo mundo tem estilos preferidos dentro do Metal, assim como nenhuma afeição com outros. Você trabalha independentemente do subgênero ou prefere aplicar a sua arte no tipo de som que aprecia?

Alcides: Minha arte é mais voltada pro Metal extremo, mas já fiz artes pra bandas de Heavy metal melódico como o Wizards, Heavy Metal clássico como Steel Fox, essas bandas até dão mais possibilidades de criar algo diferente.

Eu não ousaria te perguntar qual sua arte preferida, pois seria de tamanha injustiça contigo. Porém, quero que você fale em termos de som. Quais três discos que você trabalhou na arte você mais curte?

Alcides: Todas eu curto, mas tem algumas especiais como a do Lock Up, Keep of Kalessin, Krisiun, a mais nova do Headhunter D.C.


Antes de fazer a última pergunta, queria saber dos seus projetos, no que vem trabalhando e se pode nos adiantar algo?

Alcides: Tem umas coisas bem legais que por enquanto não posso adiantar mas aguardem novidades.

E qual recomendação você daria para as bandas na hora de procurar um trabalho gráfico de qualidade e o quão importante é ter uma capa, um vídeo, um pôster, enfim, algo bacana?

Alcides: Uma arte bem feita é importante, ajuda a vender o álbum, assim como um vídeo. Como citei anteriormente as bandas hoje estão mais profissionais, então isso é positivo, você ter um material bonito e bem produzido é meio caminho andado.


Ah, por fim, que dica você daria a quem tem interesse em ingressar na área?

Alcides: Estudem bastante, se dediquem 1000%, observem outros artistas, suas técnicas e tentem criar uma identidade própria. Tudo isso somado a humildade.

 

https://www.burnartworks.com/

https://www.facebook.com/burnartworks/

Nenhum comentário:

Postar um comentário