terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Enslaved – “Utgard”

(2020 – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


Seria os noruegueses do Enslaved para o Black Metal, o que os suecos do Opeth são hoje para o Death Metal? Talvez. Essa pergunta ecoa na cabeça quando lembramos que o Opeth foi uma genuína banda do Metal da morte e hoje é um grande representante do Prog Metal / Rock, quase não havendo resquícios de som extremo em sua música.

 

A relação das duas bandas não tem nada a ver, é só uma analogia. Porém, o Enslaved, que há algum tempo injeta elementos de progressivo em sua música, ainda surfa bastante pelas ondas do Black Metal e parece não querer deixar essas raízes de lado. A prova aqui fica por conta da excelente Jettegryta, que traz toda a essência do estilo.

 

Outro fator, os noruegueses bebem também da fonte épica do Viking Metal, inclusive nas temáticas, que trazem muito da mitologia nórdica. No entanto, a sonoridade deste novo trabalho, que além de arranjos variados, melodias unidas ao peso, traz bastante vocais em coros em uma aura erudita em suas composições.

 

“Utgard”, décimo quinto álbum de estúdio da banda, é o trabalho que mais equilibra os elementos que moldaram a música do Enslaved. Natural, afinal é o trabalho mais recente, o que mais engloba experiência. Mas também é o disco com os arranjos mais bem-postos, inclusive incursões acústicas, que não aparecem com exagero, mas fundamentais.

 

Ao mesmo tempo, o novo trabalho é o que traz momentos mais eufóricos nas passagens agressivas, trazendo uma aura angustiante às composições. Destaque para as faixas Fires in the Dark, Jettegryta, Homebound e Storms of Utgard. Um adendo, o layout do encarte ficou a cargo do brasileiro Marcelo Vasco (Mysteriis, Patria).

 

http://enslaved.no/

https://www.facebook.com/enslaved

 

8,5

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário