quarta-feira, 17 de março de 2021

Oligarquia – “Monopoly of Violence”

(2020 – Nacional)

 

Heavy Metal Rock

 


Apesar da longínqua carreira, “Monopoly Of Violence” é apenas o quarto disco cheio da banda paulista Oligarquia. Destilando seu Death Metal desde 1992, a banda totaliza oito trabalhos contando duas demos e dois splits, no entanto sempre manteve a qualidade e sua sonoridade característica.

 

E isso é o que mais importa. Mesmo mantendo esses poucos lançamentos para o tempo de estada, a Oligarquia nunca perdeu seu ‘timing’ e consegue sempre nos apresentar bons trabalhos. Ainda mais se considerarmos que o grupo tem como parâmetro um clássico do Metal extremo nacional, seu disco de estreia “Nechropolis” (2000).

 

E é exatamente para onde “Monopoly of Violence” nos remete. Não querendo cair nas armadilhas das comparações, não há dúvidas que o novo trabalho revisita as características encontradas no debut, mostrando-se além de tudo, um dos discos mais versáteis da banda.

 

Nota-se um cuidado maior nos riffs de guitarras, calcado em algo mais intrincado, sendo que nos trabalhos anteriores a banda soava mais direta nesse sentido. Mas temos que exaltar as linhas de baixo de Artour Queiroz. Sempre imponentes, além do alicerce ao peso, se desprende das bases em alguns momentos, soando fundamentais às composições.

 

Gravado no Garage Studio, com produção de Edu Vodoo e da própria banda, o disco também se supera em sonoridade, trazendo algo menos sujo, mas recuperando os timbres tradicionais do Death Metal da banda. Difícil apontar um destaque, tamanho equilíbrio do disco. Ah, e tem um cover para Nada É Como Parece do lendário Lobotomia. Sem dúvidas, “Monopoly Of Violence” é o melhor disco da Oligarquia desde a sua estreia.

 

https://www.facebook.com/oligarquiadeath

https://hmrock.com.br/

 

9,0

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário