quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Amorphis – “Live at Helsinki Ice Hall”

(2021 – Nacional)

 

Nuclear Blast / Shinigami Records

 


O Amorphis é um dos principais nomes mundiais do ‘novo’ Metal progressivo que descende do Metal extremo. Assim como Opeth e o agora extinto Anathema, o grupo finlandês iniciou sua trajetória no Death Metal, passou pelo Gothic / Doom Metal e hoje tem em maior proporção em sua música a veia progressiva.

O grande diferencial dos finlandeses é que eles preservam bastante coisa da veia Gothic que fez a sua fama, além de transitar também pela música Folk finlandesa, coisa que fizeram desde sempre. Apesar de já ter lançado “An Evening with Friends at Huvila” em 2017, definitivamente, este “Live at Helsinki Ice Hall” é o álbum ao vivo do Amorphis!

Mais completo, o trabalho duplo traz um bom apanhado dos mais de trinta anos de carreira da banda. E vale lembrar que os brasileiros puderam conferir o show dessa turnê, que passou por aqui em 2019, mais precisamente em Recife/PE, São Paulo/SP, Limeira/SP e Porto Alegre/RS durante a Queen Of Time World Tour.

A precisão e técnica do Amorphis foram o que levou a banda onde se encontram hoje em dia. Claro, regado a ótimos discos e uma característica que aporta sobre a banda desde o seu início extremo. Isto é, os caras têm uma identidade forte, que pode ser identificada nos primeiros acordes de qualquer composição. E isso se dá neste show.

O repertório é focado no disco em divulgação naquela tour, “Queen Of Time” (2018), tendo cinco das quinze faixas no repertório. Interessante que o Amorphis deu um bom espaço para os seus clássicos, “Tales from the Thousand Lakes” (1994) e “Elegy” (1996), distribuídos nas faixas Into Hinding, Black Winter Day, Agains Widows e My Kantele, ou seja, clássicos absolutos.

O Amorphis, no entanto, ignorou um pouco sua fase mais experimental, que pode ser resumida entre os álbuns “Tuonela” (1999) até “Far From The Sun” (2003). No entanto, é possível se divertir muito ao som de ótimas canções como The Bee, Bad Blood, Sampo (magnífica), Silver Bride e House of Sleep. Obrigatório.

 

https://www.facebook.com/amorphis

 

8,5

 

Vitor Franceschini








Nenhum comentário:

Postar um comentário