quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Classicando: Savatage – “The Wake Of Magelan”



“The Wake Of Magelan” é o décimo álbum de estúdio do Savatage, uma das principais bandas de Heavy Metal dos Estados Unidos, senão a principal dentro do estilo com propensão ao Power Metal.

No dia 15 de setembro de 1997 o disco veio ao mundo sendo lançado primeiramente no Japão e Europa, depois em abril de 1998 saiu nos EUA. Ou seja, completa 24 anos exatamente hoje.

Conceitual, “The Wake Of Magelan” é baseado em dois eventos da vida real. O primeiro ocorreu menos de um ano antes do álbum ser lançado, quando o capitão de um cargueiro jogou três passageiros clandestinos romenos no meio do Atlântico. Um quarto clandestino foi salvo pela ação corajosa de um marinheiro que arriscou a própria vida para proteger o jovem.

O segundo evento foi sobre a repórter irlandesa Veronica Guerin, que morreu lutando contra o crescimento do tráfico de drogas em seu país. Sua morte pôde realizar o que ela não conseguiu em vida.



Esses eventos se combinam na história de um velho marinheiro espanhol, que decidiu acabar com sua vida navegando com seu pequeno barco no Atlântico até que ele afunde. Em sua mente, ele romantizou essa decisão como uma maneira gloriosa de morrer no estilo Viking. Quando os ventos do oceano o empurram para uma grande tempestade, e ele acredita que seu desejo está para ser realizado de uma forma dramática, ele de repente vê um homem se afogando no oceano. Em um instante, ele se pega aceitando de volta todos os desejos de abraço da morte e luta para salvar essa alma. Depois de muitas voltas e reviravoltas, ele consegue salvar o clandestino que foi jogado ao mar. Voltando à terra, ele agora percebe que não apenas todas as vidas são preciosas, mas também todas as horas dessa vida.

O disco frequentou diversos charts, dentre eles Billboard Heatseekers Albums, Grécia, Holanda e Japão, sendo a melhor colocação o 11º lugar na Alemanha. Hoje é um dos principais discos da banda de Tampa, Flórida. Vale destacar que o Savatage passou pelo Brasil na turnê do disco, tocando no Philips Monsters Of Rock 1998.

 

Formação:

Zak Stevens: vocal

Jon Oliva: teclado / vocal

Chris Caffery: guitarra

Al Pitrelli: guitarra

Johnny Lee Middleton: baixo

Jeff Plate: bateria

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário