quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Pentral – “What Lies Ahead of Us”

(2021 – Nacional)

 

Independente

 


Se você achava que o Brasil não tinha seu representante dentro do atual Prog Rock/Metal (sim, aquele na linha de Pain of Salvation, Opeth e afins), você acaba de ser apresentado a essa banda. Trata-se dos paraenses do Pentral que segue essa linha, mas cheio de particularidades. As referências são mais para o leitor se situar.

O Pentral é uma banda que já pensa a frente, e tem divulgado bastante seu trabalho lá fora (dá uma sacada no número de visualizações no Youtube da banda), tanto que o material chegou através de uma agência estrangeira. Então, não estranhe se nunca ouviu falar da banda por aqui. Isso torna ainda mais curioso o trabalho.

“What Lies Ahead of Us” é um disco conceitual e conta uma história fictícia, mas muito real na mente dos brasileiros. Fala de um casal que mora com a filha criança no meio da floresta amazônica e todos vivem sob a ameaça de uma besta – que, na verdade, é o próprio ser humano e sua incontrolável ambição, interessado em destruir a floresta e ganhar dinheiro. Nenhuma novidade e, infelizmente, muito próximo da nossa realidade.

Se por um lado as letras nos angustiam, a sonoridade é quase impecável. A palavra ‘progressivo’ soa tão bem às músicas, que conseguem soar sofisticadas e ao mesmo tempo serem acessíveis, parecendo simples aos ouvidos. Além dos ótimos riffs (e que timbre excelente das guitarras), os arranjos são ricos e trazem muito da escola da MPB (isso mesmo!).

O som é intrincado, tudo bem trabalhado, com boas melodias e o principal, um dinamismo que busca sempre um objetivo.  Sem esquecer da cozinha, que mostra que coesão e precisão são mais necessárias que força, principalmente em se tratando desse tipo de música. Com destaque para o baixo e suas linhas independentes.

O tracklist mostra um bom equilíbrio, sendo que a primeira metade do disco soa mais direta, enquanto a segunda parte adota linhas ainda mais progressivas. “What Lies Ahead of Us” foi co-produzido e mixado por nada mais, nada menos que Tim Palmer (Ozzy Osbourne, Pearl Jam, U2, The Mission, The Cure, Tarja Turunen e muitos outros). Primordial.

 

https://www.facebook.com/pentralmusic

 

9,0

 

Vitor Franceschini

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário