quinta-feira, 13 de junho de 2019

Paradise Lost – “Lost Paradise”


(1990 / 2019 – Relançamento – Nacional)

Hellion Records

“Lost Paradise” em primeira instância cheira a pioneirismo. Afinal, o disco de estreia dos ingleses do Paradise Lost, maior ícone do seu estilo, foi aquele que elevou o patamar do Doom Metal a outros níveis de extremismo e ainda, com o tempo, o mesclou com o Death e Gothic Metal.

Pouco se via (se é que se via) na época um Death Metal tocado tão arrastado e sombrio como se encontra neste debut. Ainda mais contendo leves doses de melodias, e uma dupla de guitarras que seguiam um seu caminho em bifurcações, com solos nada agressivos, porém melancólicos e inspirados.

O mais interessante é que, diante da cadência de suas levadas, incorporadas por uma cozinha precisa, riffs fúnebres e urros vocais, o Paradise Lost conseguia impor seu dinamismo, em composições objetivas e bem exploradas. Isto é, um trabalho que não cansa os desavisados.

Nick Holmes já impunha seus excelentes guturais, largados pela banda por um bom tempo, e que foram adotados novamente nos dias de hoje. Nas letras, contestações religiosas, análises íntimas sociais e a degradação do ser humano casam perfeitamente com a trilha que lhes é imposta.

Deadly Inner Sense, Paradise Lost, Our Savior, Rotting Misery e Internal Torment hoje são clássicos da banda, não muito lembrados pelo próprio grupo, mas cultuado pelos fãs. Este relançamento ainda conta com três faixas bônus: Eternal ao vivo, além de mixes para as faixas Gothic e The Painless, faixas que foram lançadas originalmente no segundo disco “Gothic” de 1991. A embalagem é em digipak.


8,5

Vitor Franceschini

Nenhum comentário:

Postar um comentário