quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Manger Cadavre? – “Antiautoajuda”


(2019 – Nacional)

Electric Funeral Records

O Manger Cadavre? vem nadando de braçada no underground nacional simplesmente com sua qualidade musical, postura e garra nos palcos. Bom, não é tão simples assim, mas trata-se de trabalho duro e carisma. Porém, após oito anos de atividades, a banda chega ao seu debut somente agora.

Vale destacar que singles, EP´s e Split foram lançados anteriormente, mas um álbum completo é sempre bem vindo. E valeu à pena a espera, pois estamos diante de um clássico do Crossover. Mas, não é o Crossover que o leitor acostumou a ouvir, na linha Thrash/Hardcore, e sim uma proposta mais suja e intensa.

Trata-se da melhor fórmula aplicada na mistura do Hardcore com o Crust. Mas a banda não fecha o leque, e até elementos do próprio Thrash e do Grindcore se fazem presentes, em doses mais homeopáticas. Isso tudo com uma leve melodia (isso mesmo, a banda não se importa em calcar tal elemento em seu barulho) e até um ‘groove’ inesperado.

Gravado no Family Mob, o trabalho traz uma produção primorosa, provando que o som underground não necessita de ‘tosqueira’ gratuita. Com um baixo muito bem timbrado e guitarras que despejam bases sólidas e cativantes, a banda consegue explorar em pouco minutos, variações de andamentos e quebradas comandadas pela bateria.

A vocalista Nata Nachthenxen é versátil impondo guturais potentes e linhas mais rasgadas, mantendo sua feminilidade. Nos temas a banda relata tanto nas letras e manifestos (tudo descrito no encarte do trabalho) as consequências físicas e psicológicas geradas pelo trabalho excessivo e o capitalismo selvagem. Uma verdadeira sessão descarrego pra quem não aguenta mais essa sociedade alienada e seus governos fascistas.


9,0

Vitor Franceschini


Nenhum comentário:

Postar um comentário