terça-feira, 9 de junho de 2020

Sem Textão: A foto não condiz com o texto




Por Vitor Franceschini

Primeiramente eu poderia postar isso como algo exclusivo do ARTE METAL, como se fosse uma linha editorial do blog. Poderia até mesmo usar essa postagem na página do blog (que na verdade é um site jornalístico que só se utiliza deste tipo de plataforma), com o logo e em nome do veículo. Mas, não, essa não é ideia do ARTE METAL e sim minha, de quem escreve este artigo.

Afinal, o ARTE METAL tem como objetivo divulgar bandas de Rock e Heavy Metal em forma de notícias, resenhas e entrevistas, além de seções especiais durante cinco dias da semana e não disseminar ideias políticos/sociais polêmicas para causar e ganhar likes. Aliás, isso é o que menos nos interessa, pois preferimos 500 leitores fieis, que 30 mil de enfeites.

Mas, voltando a mim, venho através deste post dizer que não, o Rock e o Metal não são de esquerda e essas bandas representadas na foto, não resumem o estilo e seu subgênero. Jamais... São uma gota de óleo em meio ao oceano. Algumas delas aliás, usam símbolos comunistas/socialistas até como adereço, pouco disseminando ideais associados a isso em suas letras. Símbolos que era muito comuns na década de 80, assim como utilizar a bandeira e as cores norte-americana, afinal, era o auge da Guerra Fria, o confronto mais pop da história.

Mas, por outro lado, suas músicas estão longe do conservadorismo... Pois bem. O Rock, por consequência o Metal, não foi um estilo estabelecido por esquerda ou direita diretamente. Mas seu embrião vem da classe trabalhadora, da minoria negra e se intensificou ainda mais dentro da classe operária, onde aliás, o Black Sabbath viveu na pele no seu início de carreira, o que é refletido em suas letras ácidas. Letras que influenciaram depois milhares de bandas pelo que contestavam todo sistema imposto, em sua grande maioria, capitalista, como o é até hoje.

Logo, o Rock/Metal é contestador, provocativo, subversivo e uma verdadeira afronta à família tradicional e aos seus malditos bons costumes. Parte essa da sociedade, aliás, que criou o tiro pela culatra do selo da PMRC, o famoso “Parental Advisory”, com a tentativa malsucedida (pelo contrário, o selo promoveu mais ainda as bandas) de pré-censurar letras de conteúdos duvidosos (pra eles, conservadores), incluindo até nomes do pop. Não, e isso não faz o Rock/Metal de esquerda (esqueça a foto do post!). Isso faz claramente com que o Rock/Metal (não aguento mais repetir isso) DEFINITIVAMENTE NÃO ATENDE PRINCÍPIOS CONSERVADORES, que estão estatelados na cara de quem quiser ver, em movimentos FASCISTAS E NAZISTAS.  

*Vitor Franceschini é editor do ARTE METAL, jornalista graduado, palmeirense e headbanger que ama música em geral, principalmente a boa. I can´t Breath.

Nenhum comentário:

Postar um comentário